MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

PMI composto da China cai de 53,0 em dezembro para 50,1 em janeiro

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da China caiu de 53,0 em dezembro para 50,1 em janeiro, de acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira (ainda no domingo, 6, pelo horário de Brasília) pela IHS Markit em parceria com

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.02.2022, 07:23:00 Editado em 07.02.2022, 07:29:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da China caiu de 53,0 em dezembro para 50,1 em janeiro, de acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira (ainda no domingo, 6, pelo horário de Brasília) pela IHS Markit em parceria com a Caixin Media. Números acima de 50 indicam expansão da atividade.

continua após publicidade

O PMI de serviços, divulgado no mesmo levantamento, caiu de 53,1 em dezembro para 51,4 em janeiro.

Segundo a IHS e a Caixin, o desempenho do índice composto, no nível mais baixo em cinco meses, reflete um crescimento apenas parcial da atividade. O patamar modesto de expansão em serviços ajudou a compensar o nível contracionista da indústria (49,1).

continua após publicidade

Os novos empregos no índice composto, por sua vez, registraram a primeira queda desde agosto, impulsionada por um pequeno recuo em novos negócios de produtores de bens e por uma desaceleração nos pedidos do setor de serviços. O total de novas vendas da exportação caiu com o ritmo mais acelerado em 20 meses, com menor demanda externa em ambos os setores.

"Em dezembro e janeiro, o ressurgimento da covid-19 em várias regiões, como Xian e Pequim, forçaram os governos locais a apertar as medidas de controle da pandemia, que restringiam produção, transporte e venda de mercadorias. Tornou-se mais evidente que a economia da China está sob pressão tripla de contração da demanda, choques de oferta e expectativas enfraquecidas", comentou em nota Wang Zhe, economista sênior do Caixin Insight Group.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "PMI composto da China cai de 53,0 em dezembro para 50,1 em janeiro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!