MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

O que o Fed faz importa para nós em alguma medida, diz Campos Neto

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse nesta terça-feira, 2, que as decisões de política monetária do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, importam para o Brasil "em alguma medida." Ele destacou que o sell-off de algun

Brasília e São Paulo (via Agência Estado)

·
Escrito por Brasília e São Paulo (via Agência Estado)
Publicado em 02.07.2024, 11:38:00 Editado em 02.07.2024, 11:44:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse nesta terça-feira, 2, que as decisões de política monetária do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, importam para o Brasil "em alguma medida." Ele destacou que o sell-off de alguns ativos emergentes, incluindo o Brasil, tem sido explicado por ruídos locais, mas pode ter a ver com alguma mudança de fundamento.

continua após publicidade

Também frisou que o prêmio de risco nos mercados emergentes aumentou, enquanto o Fed mantém os juros altos por mais tempo. Juros mais altos, com dívida maior, enxugaram a liquidez do mercado, avaliou Campos Neto.

"Quando você tem muitos sell-offs em vários mercados diferentes, e todos eles são explicados por notícias locais, você tem de se perguntar se há algum fator mais fundamental puxando isso. E eu acho que pode haver", disse Campos Neto, que palestra em um evento do Banco Central Europeu (BCE) ao lado da presidente da instituição, Christine Lagarde, e do presidente do Fed, Jerome Powell.

continua após publicidade

Segundo o presidente do BC, o aumento do prêmio de risco em mercados emergentes ocorreu de forma sincronizada à alta dos juros longos nos EUA, mas essa correlação se quebrou recentemente. Na avaliação dele, isso pode ter a ver com a percepção de que os juros americanos continuarão longos por mais tempo, em meio a uma dívida mais alta.

"Você começa a extrair liquidez do mercado e, eventualmente, você está reprecificando essa liquidez", disse Campos Neto. Apesar do cenário mais desafiador, o presidente do BC considerou que a independência dos bancos centrais nas economias emergentes foi muito útil na pandemia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "O que o Fed faz importa para nós em alguma medida, diz Campos Neto"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!