MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

É 'mais provável' que alta de juros de março não seja a última, diz membro do BCE

Membro do conselho do Banco Central Europeu (BCE), Madis Muller afirmou nesta sexta-feira, 3, ser "mais provável" que a alta de 50 pontos-base já indicada para a reunião de março da instituição não seja a última. Em discurso, a autoridade disse ainda ser

Gabriel Bueno da Costa (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Bueno da Costa (via Agência Estado)
Publicado em 03.03.2023, 10:13:00 Editado em 03.03.2023, 10:19:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Membro do conselho do Banco Central Europeu (BCE), Madis Muller afirmou nesta sexta-feira, 3, ser "mais provável" que a alta de 50 pontos-base já indicada para a reunião de março da instituição não seja a última. Em discurso, a autoridade disse ainda ser "muito possível" que as taxas de juros "tenham de seguir elevadas por um bom tempo, para que possamos garantir que a inflação retorne e permaneça perto de 2%", a meta do BCE.

continua após publicidade

Muller comentou que o índice cheio da inflação recuava no fim do ano passado, sobretudo graças ao setor de energia.

"Mais preocupante, porém, é que o núcleo da inflação seguiu persistentemente elevado, em mais de 5%, conforme as pressões de preços subjacentes ainda não recuavam", acrescentou o membro do conselho do BCE.

continua após publicidade

O dirigente defendeu um foco em efeitos secundários da inflação, e em evitar que grandes saltos temporários dos preços, como os vistos em energia e alimentos, contaminem outros preços da economia, os custos com trabalho e as expectativas inflacionárias.

Caso isso ocorresse, poderia haver uma espiral de altas nos preços salariais, o que impediria a inflação de recuar de volta à meta de médio prazo após os choques temporários perderem força, advertiu.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "É 'mais provável' que alta de juros de março não seja a última, diz membro do BCE"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!