MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Campos Neto alerta sobre risco de liquidez: custo de rolagem da dívida global preocupa bastante

O custo de rolagem da dívida global "preocupa bastante" e traz risco de liquidez, tema que deverá ser debatido nos próximos seis meses, disse Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, durante o X Seminário Anual de Política Monetária, do Centro de

Daniela Amorim, Gabriel Vasconcelos e Juliana Garçon (via Agência Estado)

·
Escrito por Daniela Amorim, Gabriel Vasconcelos e Juliana Garçon (via Agência Estado)
Publicado em 24.05.2024, 17:08:00 Editado em 24.05.2024, 17:14:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O custo de rolagem da dívida global "preocupa bastante" e traz risco de liquidez, tema que deverá ser debatido nos próximos seis meses, disse Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, durante o X Seminário Anual de Política Monetária, do Centro de Estudos Monetários (CEM) do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), no Rio de Janeiro. "Desde o ano passado, eu tenho uma grande preocupação com o tema da dívida pública global. Se você olhar a dívida de EUA, Europa e Japão, a gente está falando de dois terços da dívida, com um custo de rolagem que multiplicou por 3,4 vezes", comentou.

continua após publicidade

Para ele, com o custo do endividamento global, as empresas já reagem nas decisões sobre rolagem de seus débitos. "O custo de rolagem é uma coisa que preocupa bastante. Isso já começou a mostrar rachaduras", comentou. "Já há um movimento de empresas olhando e falando 'eu não quero rolar essa dívida nesse preço. Então, vou aceitar ficar com um duration mais baixo'."

Na avaliação de Campos Neto, a perspectiva é de risco de liquidez no horizonte. "É muito difícil de imaginar que dois terços da dívida global custam 3,4 vezes mais caro, que a dívida subiu 15% do PIB nesse período e que a gente vai passar isso sem nenhum problema de liquidez em algum momento", afirmou. "É impressionante o quanto isso vai tirar de liquidez até o final de 2025. Vejo que isso é pouco falado", apontou, acrescentando: "É um tema que vai ser debatido nos próximos seis meses."

continua após publicidade

Rearranjo das cadeias

Abordando o tema do comércio internacional, Campos Neto frisou que as exportações globais hoje estão muito concentradas em serviços digitais e apontou, como tema atual, a remontagem das cadeias, na qual o Brasil pode se inserir com o movimento de nearshoring (transferência de operações de negócios para países próximos) e de friendshoring (realocação de partes da cadeia de suprimentos para países que têm relações políticas estáveis). "A gente sempre imagina que o Brasil é um excelente candidato."

O presidente do BC também apontou que México e Vietnã permanecem como destinos de investimentos internacionais. "Quando se fala em greenfield, a gente basicamente está falando de México e Vietnã. A gente não viu muito investimento em outros países", citou, complementando: "Para as empresas, isso está muito mais custoso do que se imaginava."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Campos Neto alerta sobre risco de liquidez: custo de rolagem da dívida global preocupa bastante"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!