MAIS LIDAS
VER TODOS

Repercussão

Prefeito gera revolta ao falar em 'castrar' mulheres: 'É muito filho'

A OAB repudiou a fala do gestor e a classificou como um "ato de misoginia"

Da Redação

·
O prefeito usou as redes sociais para se explicar
Icone Camera Foto por Reprodução/Instagram
O prefeito usou as redes sociais para se explicar
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.09.2023, 16:05:21 Editado em 16.09.2023, 16:05:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um prefeito está dando o que falar após defender a "castração" de mulheres para controlar a população de crianças. Mario Esteves, gestor do município de Barra do Piraí, Rio de Janeiro, afirmou que as famílias estão tendo muitos filhos, quando o limite deveria ser apenas dois. "Haja creche para ser construída ao longo dos próximos anos", disse.

continua após publicidade

Ainda conforme o Esteves, deveria existir uma lei para controlar natalidade. "Tem que fazer uma lei lá na Câmara. Tem que ter um projeto federal, estadual e municipal, porque precisa, sim, desse controle. É muita responsabilidade colocar filho no mundo", disse o prefeito.

Por conta disso, o gestor público propôs "castrar" as mulheres. Em nota, a prefeitura disse que a declaração foi feita em um momento de "descontração". Já a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) repudiou a fala, que classificou como "ato de misoginia".

continua após publicidade

"O que não falta em Barra do Piraí é criança. Cadê o Dione [secretário de Saúde]? Tem que começar a castrar essas meninas. Controlar essa população. É muito filho, cara. É no máximo dois. Tem que fazer uma lei lá na Câmara. (...) É muita responsabilidade colocar filho no mundo", disse Esteves.

Prefeito disse que se equivocou ao trocar "laqueadura" por "castração". Neste sábado (16), nas redes sociais, Mario Esteves disse que não teve a intenção de ofender as mulheres e que apenas trocou o termo correto, "laqueadura", por "castração". "Infelizmente, qualquer palavra mal colocada pode se transformar em barbárie", lamentou.

- LEIA MAIS: Menina baleada na cabeça por PRF morre no hospital

continua após publicidade

Prefeitura negou preconceito e falou em "momento de descontração".

Nota da prefeitura de Barra do Piraí:

O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, entende que a laqueadura seja um dos procedimentos para o incremento do planejamento familiar, assim como a vasectomia. Jamais teve a intenção de promover qualquer tipo de prática danosa ou preconceituosa às mulheres. Prova disso, são os investimentos que a prefeitura tem aplicado no Hospital Maria de Nazaré — a Pérola do Vale — e nos programas Saúde da Mulher e Saúde do Homem, onde o planejamento familiar é discutido. Foi um momento de descontração na inauguração de uma importante via de escoamento de produção e de desenvolvimento na cidade, tema central do evento e que é o principal destaque. Qualquer ilação com esse assunto mostra desconhecimento político, uma vez que castrar é esterilizar. A utilização da linguagem vai muito mais para quem quer difundir a confusão na mente do outro, quando deveria explicar.

continua após publicidade

Nota de Christopher Almada, presidente da OAB de Barra do Piraí:

Em pleno ano de 2023, após diversas lutas das mulheres na busca de igualdade, espaço e respeito, fomos surpreendidos com a fala do Prefeito de Barra do Pirai, que de forma desrespeitosa e afrontosa, e ainda com ar de deboche, sugeriu que as mulheres barrenses fossem 'castradas' e que uma lei fosse apresentada na Câmara Municipal limitando o número de filhos por mulheres. A fala é típica de ato de misoginia, e mais uma vez demonstra o total desrespeito do Prefeito com as mulheres. É inaceitável que o representante eleito de um povo, formado exatamente na maioria por mulheres, ainda tenha um pensamento tão retrógrado e machista, típico da era das cavernas. Infelizmente, esse não é o primeiro ato de preconceito do Chefe do Executivo, que deve ser objeto de repúdio bem como combatido todos os dias, para que a nossa geração e as próximas, entendam, finalmente, que todas e todos somos iguais.

Com informações do UOL.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Prefeito gera revolta ao falar em 'castrar' mulheres: 'É muito filho'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!