MAIS LIDAS
VER TODOS

ALERTA NO CLIMA

Onda de calor: SP distribuirá água para moradores em situação de rua

A prefeitura da cidade criou a "Operação Altas Temperaturas" para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade

Renata Okumura (via Agência Estado)

·
Ventiladores e ambulâncias também estão sendo providenciados
Icone Camera Foto por Pixabay
Ventiladores e ambulâncias também estão sendo providenciados
Escrito por Renata Okumura (via Agência Estado)
Publicado em 19.09.2023, 14:53:00 Editado em 19.09.2023, 15:08:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Diante da onda de calor que atinge diversas cidades brasileiras nesta semana, incluindo a capital paulista, a Prefeitura de São Paulo criou a Operação Altas Temperaturas para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade. Conforme divulgação feita nesta terça-feira (19), além de orientar a população a procurar a rede de acolhimento, para se proteger do sol e se hidratar, serão instaladas dez tendas pela cidade com fornecimento de água e presença de ambulância para atendimento a casos de exposição ao calor. Os locais onde as tendas serão instaladas não foram informados pela administração.

continua após publicidade

As medidas, segundo o município paulistano, também envolvem a compra de mais ventiladores para as unidades de acolhimento.

O grupo envolve as secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Saúde, Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Governo e Executiva de Mudanças Climáticas (SECLIMA).

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Com previsão de 43°C, médico alerta para cuidados com a saúde no calor

"O encaminhamento para os serviços de acolhimento da rede socioassistencial é feito de acordo com o perfil do indivíduo e com a tipologia do serviço, respeitando o histórico da pessoa ou família a ser acolhida", acrescenta a prefeitura.

As pessoas em situação de rua são encaminhadas aos serviços de acolhimento por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centros Pop do município, do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e Ampara SP.

continua após publicidade

Atualmente, a capital paulista possui mais de 25 mil vagas de acolhimento para pessoas em situação de rua, distribuídas em centros de acolhida, hotéis sociais, repúblicas para adultos, vilas reencontro e serviços emergenciais da Operação Baixas Temperaturas.

Calor em São Paulo

A última semana do inverno está sendo marcada por uma forte massa de ar quente que se espalhou por grande parte do País, inclusive sobre o Estado de São Paulo, gerando um bloqueio atmosférico que impede a livre passagem das frentes frias e outros sistemas meteorológicos que provocam chuva.

Recordes de temperatura devem ser registrados entre sexta-feira (22), e o domingo (24), na capital paulista, segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo.

continua após publicidade

Nesta quarta-feira (20), o dia vai começar com uma madrugada de poucas nuvens e termômetros na faixa dos 18°C, bem acima da média para setembro, que é de 15,1°C. No decorrer do dia, haverá predomínio de sol entre poucas nuvens e céu claro, o que permite a rápida elevação da temperatura.

Na quinta-feira (21), as condições atmosféricas permanecem muito semelhantes ao dia anterior, ou seja, sem previsão de chuva e predomínio de sol entre poucas nuvens.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Onda de calor: SP distribuirá água para moradores em situação de rua"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!