Cotidiano

Morre gata doméstica diagnosticada com coronavírus

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Morre gata doméstica diagnosticada com coronavírus
fonte: Imagem Ilustrativa/Istock/chendongshan
Morre gata doméstica diagnosticada com coronavírus

Uma gata que havia sido diagnosticada com o novo coronavírus morreu na madrugada da última segunda-feira (22), em Caxias do Sul (RS). O animal não resistiu as complicações causadas pela doença.

continua após publicidade

O resultado do teste positivado saiu no dia 5 de março, após os donos também contraírem a Covid-19. A felina apresentou um quadro de falta de ar, rouquidão ao vocalizar, tosse, perda de ar e leve perda de peso durante um atendimento veterinário realizado no dia 18 de fevereiro.

Na última quinta-feira (18), o caso havia sido notificado pela Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde do Rio Grande do Sul para a Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Uma amostra e o teste RT-PCR foram coletados e encaminhados para a Universidade de Caxias do Sul (UCS), que confirmou positivo para a Covid em 5 de março.

continua após publicidade

A gata chegou a ser internada durante quatro dias, precisando de apoio respiratório. Outros dois gatos, que moram na residência, não apresentaram sintomas até o momento.

Esse é um caso raro no Brasil. O primeiro aconteceu no ano passado, quando uma gata foi diagnosticada pelo vírus da Covid-19 em Cuiabá, no Mato Grosso.