MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Eduardo Paes: Brasil precisa mudar cultura de reação a eventos climáticos

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, frisou que o Brasil precisa de uma mudança cultural na reação a eventos climáticos extremos. "Não podemos achar normal as pessoas se deslocarem durante uma tempestade", disse, durante visita do governador de São

Juliana Garçon (via Agência Estado)

·
Escrito por Juliana Garçon (via Agência Estado)
Publicado em 04.03.2023, 13:41:00 Editado em 04.03.2023, 13:46:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, frisou que o Brasil precisa de uma mudança cultural na reação a eventos climáticos extremos. "Não podemos achar normal as pessoas se deslocarem durante uma tempestade", disse, durante visita do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, neste sábado, 4, ao Centro de Operações - Rio.

continua após publicidade

"Qual a diferença entre o que acontece aqui e uma nevasca nos EUA ou na Europa? Quando eles têm uma previsão de nevasca, eles param as cidades", comentou. "Aqui no Brasil, talvez porque seja água, as pessoas acham que é normal sair por aí andando com a cidade toda alagada."

Para o prefeito, o País precisa avançar em credibilidade na previsão meteorológica. "O Brasil precisa apostar e investir em seu sistema previsão meteorológica". Nos países de primeiro mundo, disse, as pessoas sabem o que vai acontecer - até mesmo a quantidade de pólen que haverá no ar - daí a dez dias. "Sabem exatamente onde vai cair a neve e a chuva."

continua após publicidade

No Brasil, com menor confiabilidade, o sistema fica desacreditado. "Tem uma famosa tarde em que eu dispensei todo mundo do trabalho porque nós teríamos um ciclone. Às 11h eu pedi a todo mundo que fosse para casa na hora do almoço. E no final do dia não caiu nem uma gota de chuva."

"Não é uma ciência exata, mas investir, em nível nacional, em satélites, sistemas e modelos matemáticos que permitam uma previsão mais apurada é fundamental."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Eduardo Paes: Brasil precisa mudar cultura de reação a eventos climáticos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!