Mesmo concentrando o maior número de casos de dengue entre as 22 regionais de saúde do Paraná, a 16ª Regional de Saúde, de Apucarana, não foi incluída na lista de municípios que receberão as primeiras doses da vacina contra a dengue no Estado. A relação foi definida e divulgada pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (25).
LEIA MAIS - Central de Atendimento da Dengue lota no primeiro dia em Apucarana
Apucarana é a cidade com mais casos confirmados da doença no Paraná, com 2.707 registros da doença, segundo o boletim epidemiológico divulgado na terça-feira (23) pela Secretaria do Estado da Saúde (Sesa). Já a 16ª RS soma 3.803 casos no total.
No entanto, conforme a lista divulgada pelo Ministério da Saúde, somente a 17º RS de Londrina e a 9º RS de Foz do Iguaçu aparecem como locais que receberam as doses da vacina contra a dengue. Somando as duas regionais, 30 municípios serão contemplados com as doses no estado.
O secretário de Estado de Saúde, Beto Preto, afirmou nesta quinta-feira que está pleiteando junto ao Ministério da Saúde a inclusão de mais municípios do Paraná na primeira fase da vacinação, incluindo Apucarana.
Segundo o Ministério da Saúde, as regiões selecionadas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; registram alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e têm maior predominância do sorotipo DENV-2. Conforme a lista, 16 estados e o Distrito Federal têm cidades que preenchem os requisitos.
A pasta confirmou ainda que serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue. Os números mostram que, de janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.
Deixe seu comentário sobre: "Apucarana fica de fora de primeira lista de vacinação contra dengue"