MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Cobra venenosa é capturada por Bombeiros em residência

Uma serpente jararacuçu de aproximadamente 80 cm, foi capturada no sábado (1) em uma residência no bairro Costa Verde, em Várzea Grande, no Mato Grosso (MT). A cobra Jararacuçu, conhecida ainda como Surucucu e Urutu-Dourado é uma víbora altamente venenosa

Da Redação

·
Fosseta loreal é característica presentes em cobras peçonhentas — Foto: Renato Gaiga/ reproducao - Arquivo pessoal
Icone Camera Foto por Reprodução
Fosseta loreal é característica presentes em cobras peçonhentas — Foto: Renato Gaiga/ reproducao - Arquivo pessoal
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.12.2018, 10:01:00 Editado em 02.12.2018, 10:22:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma serpente jararacuçu de aproximadamente 80 cm, foi capturada no sábado (1) em uma residência no bairro Costa Verde, em Várzea Grande, no Mato Grosso (MT). A cobra Jararacuçu, conhecida ainda como Surucucu e Urutu-Dourado é uma víbora altamente venenosa e pode atingir os 2 metros de comprimento. 

continua após publicidade

A Jararacuçu pode ter coloração dorsal cinza, rosa, amarela, preta ou marrom e tem manchas em forma de triângulo marrom-escuras. Ela faz parte da família dos viperídeos e pode ser encontrada no Brasil nos estados de Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso até o Rio Grande do Sul.

Já a jararacuçu-do-brejo ou cobra-nova, cujo nome científico é Mastigodryas bifossatus, na verdade não é uma jararacuçu autêntica e sim uma serpente não venenosa, porém agressiva. 

continua após publicidade

Possui coloração marrom clara e marrom escura, alternadas em faixas retangulares. (Informações do site www.cobras.blog.br/cobra-jararacucu). Porém, os bombeiros não informaram Jararacuçu é da espécie venenosa.

Temidas
A habilidade de produzir e expelir veneno é o que fez das cobras peçonhentas tão temidas quanto evitadas pelos humanos e por outros animais. Não é por menos que a surucucu (Lachesis Muta) ganha destaque no páreo das grandes serpentes.

A surucucu pico-de-jaca pertence ao gênero Lachesis e é a maior cobra venenosa do Brasil . Seu veneno provoca perda da pressão arterial e consequente perda da sensibilidade. É uma serpente com hábitos noturnos e pode chegar até 4,5 metros de comprimento e é muito ágil no bote. Essa serpente amarela com detalhes negros se mantém durante o dia escondido em buracos, raízes de árvores e tocas abandonadas.

continua após publicidade

Veneno poderoso
Quando uma pessoa é picada pela surucucu-pico-de-jaca, ela possui poucas chances de sobreviver, já que o veneno dessa cobra tem um alto potencial para destruir células.

A surucucu também é da mesma família de jararacas e cascavéis, mas a cauda com “chocalho” dá lugar às escamas. Característica comum a todas é a presença de uma fosseta loreal, ou seja, um orifício localizado entre o olho e a narina. É por esse pequeno buraquinho que as serpentes conseguem sentir o calor das presas mesmo em ambientes muito escuros.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Cobra venenosa é capturada por Bombeiros em residência"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!