MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

A Terra e outros planetas conseguirão resistir à explosão do Sol?

A Terra e outros planetas do Sistema Solar serão literalmente "aterrados" por enormes quantidades de areia, nanodiamantes e minerais, produzidos nos últimos momentos da vida solar. Mas qual será destino dos planetas? Confira a conclusão de cientistas divu

Da Redação

·
Foto: Reprodução/imagem ilustrativa
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: Reprodução/imagem ilustrativa
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.11.2018, 11:04:00 Editado em 28.11.2018, 11:23:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Terra e outros planetas do Sistema Solar serão literalmente "aterrados" por enormes quantidades de areia, nanodiamantes e minerais, produzidos nos últimos momentos da vida solar. Mas qual será destino dos planetas? Confira a conclusão de cientistas divulgada na revista MNRAS.

continua após publicidade

"Mostramos que as explosões de supernovas eram umas das fontes de poeira e outra matéria sólida no Universo jovem. Foi revelado que nem todas as suas partículas se destroem por onda de choque surgida após a morte de uma estrela, aproximadamente 20% sobrevivem", escrevem os astrônomos.

Explosão estelar
De acordo com teorias modernas, daqui a uns 4,5 ou 5 bilhões de anos, o "combustível nuclear" — reservas de hidrogênio — do Sol irá se esgotar, fazendo com que a estrela passe a queimar hélio. Como resultado, o núcleo atingirá uma temperatura extremamente alta, enquanto suas camadas serão ampliadas ao ponto de absorver Vênus e Mercúrio, convertendo a Terra em uma esfera incandescente sem vida.

continua após publicidade

Ao espalhar todos os gases, o Sol finalmente se tornará uma anã branca — corpo celeste pequeno, mas muito quente que continua brilhando graças ao resto da energia preservada no antigo núcleo. Esse brilho irá iluminar nuvens gasosas ao redor, convertendo-as em uma mancha brilhante no céu noturno de outros mundos, ou seja, em uma nebulosa planetária.

Em se tratando do destino proposto do Sol, conforme Jeonghee Rho do Instituto de Busca por Inteligência Extraterrestre (SETI), hoje em dia todos têm certeza, visto que somente nos últimos anos astrônomos encontraram centenas de nebulosas planetárias e milhares de explosões de supernovas.

No entanto, o destino dos planetas que sobreviverão ainda é uma grande questão, incluindo o da Terra.

continua após publicidade

Mundos desérticos do Sistema Solar
Para determinar o possível desenvolver da situação, os autores do artigo analisaram os restos de supernovas recém-descobertas — Cas A, que apareceu no céu noturno em 1667 e sua "irmã maior", o G54.1+0.3 que foi encontrada em 1985, mas explodiu há três séculos.

Os astrônomos descobriram que a massa de poeira nessas supernovas seja significativamente maior do que acreditado anteriormente, dando chance de supor que os mundos ao seu redor tenham sido cobertos completamente por poeira e outros minerais, emitidos no momento da explosão.

Visto que essas estrelas eram muito parecidas com o Sol em tamanho e estrutura, provavelmente, após a morte do nosso astro solar, a Terra e Marte, bem como os planetas mais afastados do Sistema Solar, se tornarão mundos desérticos, cobertos por nanodiamantes e coríndones — minerais a base de óxido de alumínio.

continua após publicidade

Mesmo assim, a habitabilidade não será alterada fortemente. A propagação de camadas e o aumento da luminosidade do Sol serão responsáveis pela extinção de vida na superfície do nosso planeta muito antes disso, visto que toda a água e ar desaparecerão.

Fonte: Sputnik

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "A Terra e outros planetas conseguirão resistir à explosão do Sol?"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!