Cotidiano

Reeducação alimentar é a chave para o emagrecimento saudável

Da Redação ·
Reeducação alimentar é aliada do emagrecimento. Foto: Divulgação
Reeducação alimentar é aliada do emagrecimento. Foto: Divulgação

Muitas pessoas recorrem a dietas extremas para perder peso rápido. O que muita gente demora para aprender é que por meio da reeducação alimentar é possível emagrecer e ainda adquirir um estilo de vida saudável. 

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Confira a seguir dicas que ajudam o processo de emagrecimento:

- Faça refeições pequenas em vários momentos do dia. Jejuns longos fazem o corpo queimar mais massa muscular e armazenar tecido gorduroso.

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- Experimente comidas que não sejam só as suas preferidas.

- Coma de três a seis frutas por dia (se der, com casca/bagaço) e alimentos com fibra (massas integrais, legumes e verduras).

- Beba um copo de cinco a dez minutos antes de comer, mas não durante a refeição (só uma hora depois). Tome de dois a três litros de água ao dia .
Invista em salada antes da refeição – isso evita exagerar no prato principal.

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- O óleo e o sal não dão sabor aos alimentos, mas as ervas, sim! Abuse delas!

- Em vez de atacar as frituras, opte por alimentos assados e cozidos. Especialmente à noite, pois o excesso de nutrientes tende a virar gordura corporal.

- Embutidos, maionese, creme de leite, produtos industrializados, açúcar branco e bebidas alcoólicas – sobretudo à noite. Doce? Uma vez por semana. Prefira carnes magras e frango sem pele.

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- Não coma mais de um carboidrato (arroz, massa, batata) por refeição. Vá de pizzas de massa fina, sem borda recheada e com recheio light (abobrinha, atum, rúcula e tomate seco, etc).

- Feijão, grão-de-bico, ervilha. Pode comê-los quatro vezes por semana.

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- Coma uma porção/dia de oleaginosa: uma castanha-do-pará ou noz ou duas castanhas de caju ou avelã ou três amêndoas, macadâmias ou pistaches.

- Bata semente de linhaça (marrom ou dourada) no liqüidificador e conserve na geladeira. Coma até duas vezes por dia.

- Beba de três a quatro xícaras de chá verde ou branco por dia.

- Dê preferência a carboidratos complexos, como pães, bolos, biscoitos, macarrão e arroz feitos com farinha integral.

- Aumente a ingestão de peixe e linhaça.

- Consuma vitaminas C e E.