Mais lidas
Cotidiano

Após 21 anos de cegueira, mulher cai de cabeça em lareira e volta a enxergar

.

 Mary Ann recuperou a visão após cirurgia na coluna - Foto: Reprodução/The Independent
Mary Ann recuperou a visão após cirurgia na coluna - Foto: Reprodução/The Independent

Uma norte-americana de 70 anos teve uma surpresa considerada milagrosa por muitas pessoas que a conhecem: após viver mais de duas décadas totalmente cega, ela voltou a enxergar após sofrer uma queda e bater a cabeça na lareira.

A história teve início em 1993, quando Mary Ann Franco foi vítima de um acidente de trânsito e sofreu uma lesão na sua coluna. Gradativamente, sua visão foi enfraquecendo até ela ficar completamente cega em 1995.  Mas sua vida teve uma nova guinada a partir de agosto de 2015, após Mary Ann sofreu uma queda em casa.

“Eu estava na sala de estar e queria ir até a porta, só que meu pé enroscou e eu caí, batendo minha cabeça na lareira, creio eu”, detalhou a norte-americana ao jornal britânico The Independent

Após a queda, Mary Ann precisou usar um colar cervical e ficou imobilizada, até que uma operação cirúrgica lhe restituiu a mobilidade e também a visão.

Mary Ann acordou enxergando no hospital depois da cirurgia em seu pescoço. Primeiro ela ficou surpresa em seguida fez uma pergunta para enfermeira: “Por favor, senhora de roxo, você pode me dar algo para dor?”. Uma sobrinha de Mary Ann que estava junto com ela no hospital estranhou a pergunta, pois até aquele momento a tia teoricamente não podia enxergar que a enfermeira estava trajando roupa roxa.

Sem explicações lógicas
O neurocirurgião John Afshar, que fez a cirurgia em Mary Ann, afirmou não encontrar explicações lógicas para o caso. Ele não descarta a possibilidade de que no primeiro acidente, em 1993, uma artéria que irriga a parte da visão no cérebro pode ter ficado obstruída, mas foi liberada casualmente na cirurgia realizada por ele.

Fé e milagre
Já Mary Ann só acredita em uma explicação: a sua fé. Ela classifica sua recuperação como um milagre e mudou sua forma de encarar a vida e o mundo. “Agora tudo parece muito menor para mim”, completou a norte-americana.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber