Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cura da cegueira está próxima, afirmam cientistas 

Loading...

AVANÇO DA MEDICINA

Cura da cegueira está próxima, afirmam cientistas 

Cientistas acreditam que a cura da cegueira está próxima - Foto: Foto: TASS / DPA / Jens Buttner

Cientistas do Centro de Análises Clínicas de Medicina Físico-Química da Rússia (CAC MFQ) que cultivam retina através da reprogramação de células avaliam que estudos na área ajudarão a curar a cegueira, informou nesta quinta-feira (1) o jornal Izvestia

Conforme a publicação, o primeiro transplante de teste será realizado em 2017.  Com a auxílio de novas tecnologias celulares, os cientistas ainda planejam realizar na sequência estudos no tratamento do mal de Parkinson. 

"Reprogramação de células é um fenômeno bastante novo na ciência. A descoberta é de autoria do professor da Universidade de Quioto, Signa Yamanaka, o qual descobriu a capacidade única de células humanas de determinados tecidos, como, por exemplo, fibroblastos ou epitélio da pele, de mudarem sua estrutura para o estado embrionário. 

"As células-tronco podem dar origem a quase todo tecido. Por exemplo, a partir dos fibroblastos da pele pode-se criar a retina. Esta operação permitirá tratar, por exemplo, pacientes que estão perdendo a visão por causa de degeneração macular — doença esta causadora da cegueira em pessoas com mais de 55 anos", informa o jornal russo, citando o diretor geral do CAC MFQ, Vadim Govorun.  

Pele
O laboratório de biologia celular informou que o tecido mais fácil de ser trabalhado no método de reprogramação celular é a pele, pois a realização da biopsia não causa danos graves ao paciente e as células se multiplicam significativamente.  Transplantes de retina De acordo com o chefe do Laboratório de Tecnologias Biomédicas do CAC MFQ, Sergei Kiselev, testes clínicos de transplante de retina estão sendo executados atualmente nos EUA e na Europa. 

"Os primeiros pacientes que se submeterão ao transplante de retina serão pessoas que sofrem de degeneração macular hereditária", detalha o Izvestia. Mesmo havendo alguns tratamentos que retardam o progresso da cegueira, os pacientes com degeneração macular genética começam  perder a visão entre 20 e 30 anos, pois não há, até hoje, um remédio contra eesa patologia.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 21/02

CARLOS FRANCISCO DA SILVA, 57 anos
JECYR MASTRO, 91 anos
DULCINEIA RODRIGUES, 37 ANOS
MARIA DE FÁTIMA DA SILVA, 63 ANOS

IVAIPORÃ
ADON SCHMIDT DE OLIVEIRA, 63 ANOS

JANDAIA DO SUL 21/02

GERALDA GARCIA DE OLIVEIRA, 74 anos
CARLOS ORTIS SANCHES, 63 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1904 · 18/02/2017

12 15 18 21 51 56