Cotidiano

NASA confirma impacto de meteorito com nave espacial

Da Redação ·
O LRO é um sistema com três câmeras montadas em uma nave espacial - Foto - Malin Sistemas de Ciência Espacial / Arizona State University
O LRO é um sistema com três câmeras montadas em uma nave espacial - Foto - Malin Sistemas de Ciência Espacial / Arizona State University

A nave espacial robótica da NASA (LRO) foi atingida por um objeto celeste, mas a espaçonave ficou intacta. Imagens com definição precária foram feitas pela câmera da nave com um efeito vibrante. A informação foi confirma danesta semana pela agência aeroespacial norte-americana.

continua após publicidade

O Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO, na sigla em inglês) é um sistema com três câmeras montadas em uma nave espacial. Duas câmeras podem tirar fotografias em preto e branco de alta resolução, e a terceira utiliza filtros especiais para capturar imagens em cores diferentes.

De acordo com matéria do portal da NASA, algo estranho aconteceu com a nave em 13 de outubro de 2014. Os cientistas iniciaram uma apuração para saber o que havia ocorrido e as imagens tiradas pela nave naquele dia os ajudaram a concluir que provavelmente a sonda tinha colidido com um meteorito.

continua após publicidade
NASA confirma impacto de meteorito com nave espacial fonte: Reprodução

Nave espacial robótica da NASA (LRO) foi atingida por um objeto celeste
Foto - Centro de Vôo Espacial Goddard da NASA / Arizona State University

"O meteorito estava se movendo mais rápido do que uma bala", afirmou Mark Robinson, professor e investigador principal da Escola de Exploração Espacial e Terrestre. Após avaliar os resultados da investigação, Robinson acrescentou que "neste caso o LRO não conseguiu escapar de uma bala, mas sobreviveu".

Os astrônomos detalharam que o meteorito tinha aproximadamente um tamanho de 0,8 milímetros e se movia com a velocidade de sete quilômetros por segundo.

continua após publicidade

Ampliar o conhecimento sobre a Lua
O LRO é um projeto da NASAadministrado pelo Centro de Voos Espaciais Goddard, sediado em Maryland (EUA). O equipamento foi lançado em 18 de junho de 2008 e nos últimos anos tem contribuído de forma fundamental para que os cientistas possam ampliar o conhecimento sobre a Lua, o satélite da Terra.

Com informações do portal da NASA