MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

NASA divulga fotos da superfície de Marte 'crivada' por meteoritos

A sonda MRO da NASA captou imagens de Marte com várias marcas na superfície, provocadas por recentes quedas de meteoritos, conforme postagem no site do laboratório HiRISE.Diferente da Terra, Vênus e de algumas luas de planetas-gigantes, Marte não tem uma

Da Redação

·
Fotos da sonda MRO mostram como se o Planeta Vermelho tivesse sido
Icone Camera Foto por Reprodução
Fotos da sonda MRO mostram como se o Planeta Vermelho tivesse sido
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.02.2017, 13:24:00 Editado em 09.02.2017, 14:20:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A sonda MRO da NASA captou imagens de Marte com várias marcas na superfície, provocadas por recentes quedas de meteoritos, conforme postagem no site do laboratório HiRISE.

continua após publicidade

Diferente da Terra, Vênus e de algumas luas de planetas-gigantes, Marte não tem uma atmosfera espessa (é aproximadamente 100 vezes mais fina do que a da Terra), por isso sua superfície pode ser facilmente atingida por asteroides e meteoritos, mesmo que sejam relativamente pequenos.

De acordo com o portal do HiRISE, tal característica pode ser considerada como uma vantagem sob o ponto de vista científico, pois possibilita apurar a idade de várias regiões do planeta com base em dados sobre a erosão das crateras e seu número total

continua após publicidade

Há cerca de 10 anos, surgiu uma série de crateras estranhas na superfície marciana detectadas por fotos da sonda MRO, como se o Planeta Vermelho tivesse sido "crivado" por disparos de uma "metralhadora espacial".

As fotos destas duas dúzias de crateras foram recebidas pela sonda utilizando a câmera CTX e seu "irmão mais velho" HiRISE, que é capaz de captar imagens em Marte de estruturas com cerca de um metro.

Rachado em diversas partes
Preliminarmente, os cientistas acreditam que algo idêntico ocorreu, ou seja, o meteorito que deu origem a estas crateras, entre 2008 e 2012, se rachou em diversas partes ao entrar na atmosfera marciano.

continua após publicidade

Depois disso, aconteceu o "disparo espacial" que atingiu a região de Tharsis, na linha equatorial do Planeta Vermelho, vindo do hemisfério meridional marciano e se deslocando em grande velocidade.

Monitoramento permanente
sonda MRO permanece monitorando tais crateras com o objetivo de avaliar quanto tempo levará para que tais rastros da "metralhadora espacial" desapareçam sob areia de Marte, que sobre elas se acumula em decorrência das tempestades de pó e ventos do registradas em Marte.

As informações são do portal jpl.nasa.gov

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "NASA divulga fotos da superfície de Marte 'crivada' por meteoritos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!