Cotidiano

Gato sem pernas traseiras recebe próteses; veja vídeo

.

Pooh pode se mover livremente em superfícies planas - Foto: BoredPanda
Pooh pode se mover livremente em superfícies planas - Foto: BoredPanda

Um gato da Bulgária chamado Pooh ganhou recentemente um par de próteses de titânio após acidente em um pequeno vilarejo, em que ele perdeu as duas pernas traseiras. O bichano é o primeiro “gato biônico”do país com próteses. Até então, esse tipo de cirurgia era feita apenas na Inglaterra.

Ninguém sabe com certeza o que aconteceu com Pooh, mas é provável que o gato tenha sido atingido por um trem. Uma mulher o encontrou e levou para uma clínica na capital do país, Sófia.

Agora Pooh pode se mover livremente em superfícies planas Foto: BoredPanda

O veterinário e cirurgião Vladislav Zlatinov examinou o felino e decidiu fazer uma cirurgia experimental no animal. 

“Parecia impossível para nós, mesmo assim, quis tentar”. rememora. Tudo correu da melhor maneira possível, e Pooh teve uma excelente recuperação. O gato teve que descansar por seis semanas antes que pudesse testar suas novas pernas.

Agora Pooh pode se mover livremente em superfícies planas – andando, correndo e até dando pequenos pulos. O que mais importa é que ele não parece estar sentindo dor. Estamos muito orgulhosos”, frisa Zlatinov. 

Podem ser trocadas, como sapatos
As próteses foram feitas sob medida para o gato, e podem ser trocadas como se fossem sapatos. O veterinário relata que a receptividade de Pooh em relação as patas biônicas foi tão boa que o bichano até as mantêm limpas como se fossem suas pernas de verdade. Agora Pooh passa por fisioterapia e está sendo preparado para adoção. Veja vídeo abaixo, no canal do New York Post no YouTube.


 

As informações são do portal shareably.net