Cotidiano

Humanidade pode se extinguir neste século, sugere estudo de matemático

Da Redação ·
O cálculo sobre a possibilidade de apocalipse teria sido confundido com o inicio do fim e não com o fim propriamente dito. (Foto: Reprodução)
O cálculo sobre a possibilidade de apocalipse teria sido confundido com o inicio do fim e não com o fim propriamente dito. (Foto: Reprodução)

A afirmação de um catedrático em ciências exatas radicado no Instituto de Ciências do Cosmos da Universidade de Barcelona, na Espanha, sobre o futuro recente da humanidade, divulgada pelo The Independent, teve ampla repercussão na mídia internacional.

continua após publicidade

De acordo com estudo do matemático Fergus Simpson,existe uma probabilidade entre quinhentas de que a raça humana possa desaparecer ainda neste século. Segundo ele, a humanidade já superou metade de sua história, pois já nasceram mais da metade de todas as pessoas possíveis no planeta. 

Assim, ele descobriu que a velocidade com a qual nos reproduzimos é muito mais alta do que a de qualquer outro momento da história. "Isto reduz significativamente as nossas chances de sobrevivência", frisa.  A pesquisa de Fergus está amparada no argumento do dia do juízo final, uma teoria probabilística que torna possível prever o número de seres humanos que habitarão o planeta em qualquer momento do futuro com base no número de pessoas que vivem hoje

continua após publicidade

Previsão e risco
Desta forma, o o matemático calculou que o risco de verdadeiro apocalipse ao longo do século XXI é de 0.2%, o que implica que a probabilidade de que a nossa espécie não sobreviva neste século equivale a 13%. "Seria ingenuidade acreditar que o risco anual de uma catástrofe global é muito escasso, independentemente das inferências estatísticas mencionadas anteriormente", pontua.  

Mesmo assim, a conclusão traz mais otimismo que alguns estudos anteriores, acima de tudo, do astrônomo britânico Martin Rees, autor de 'A Nossa Hora final: Será o Século XXI o Último para a Humanidade?'. A obra de Martin sugere que há 50% de probabilidade de a raça humana desaparecer da Terra até o ano de 2100.

Com informações e foto do The Independent