MAIS LIDAS
VER TODOS

TROCA DE DETENTOS

Presos de Arapongas são transferidos para Apucarana; entenda

A mobilização ocorre por conta da demolição da atual cadeia pública de Arapongas, que deve ocorrer nos próximos dias

Da Redação

·
Demolição da cadeia de Arapongas deverá ocorrer no próximo mês
Icone Camera Foto por TNOnline
Demolição da cadeia de Arapongas deverá ocorrer no próximo mês
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.07.2022, 13:14:52 Editado em 12.07.2022, 17:20:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Polícia Militar (PM) e Guarda Municipal (GM) de Arapongas, foram mobilizadas nesta segunda-feira, 11, pelo Departamento Penitenciário do Paraná (DEPEN), para a transferência de pelo menos 13 presos para a cidade de Apucarana e outros 13 para a cidade de Londrina. A mobilização ocorre por conta da demolição da atual cadeia pública de Arapongas, que deve ocorrer nos próximos dias.

continua após publicidade

De acordo com o coordenador regional do Depen Londrina Reginaldo Peixoto, cerca de 90% da desativação já foi concluída, restando apenas 4 celas de triagem, com cerca de 40 presos provisórios no local.

“Fizemos um trabalho de permuta de presos com o minipresídio de Apucarana já que só podemos enviar para Londrina presos condenados. Então, trouxemos 13 presos provisórios de Arapongas para Apucarana e encaminhamos 13 presos condenados de Apucarana para Londrina. Já liberamos cerca de 90% do local, onde restam agora 40 presos que em breve, deverão ser transferidos também”, explicou Peixoto.

continua após publicidade

Segundo o coordenador regional do Depen, a partir da demolição da cadeia de Arapongas, que deverá ocorrer no próximo mês, todos os presos provisórios do município serão encaminhados para a cidade de Rolândia.

“Como Arapongas ficará sem cadeia pública, até que o novo prédio fique pronto, os presos em flagrante na cidade serão encaminhados para o município mais próximo, no caso, Rolândia. Faltam apenas alguns detalhes burocráticos para que estes encaminhamentos já comecem a acontecer, mas este é o procedimento que será adotado daqui por diante”, afirmou.

O novo prédio do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Arapongas começou a ser construído em novembro do ano passado. A obra, localizada na Rua Rouxinol, na região do Parque Industrial XI, é resultado de uma articulação intensa do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) do município, juntamente com a Administração Municipal e Governo do Estado. O cronograma está cerca de 40% concluído, segundo Paulo Sérgio Argati, secretário Segurança e Trânsito de Arapongas.

continua após publicidade

Ele afirma que o município quer a demolição da antiga cadeia pública “o mais rápido possível”. Localizada na Rua dos Tucanos, na região central da cidade, a unidade foi palco de inúmeros motins ao longo dos anos, gerando reclamação da população. “É do nosso interesse (a demolição) para que o local pare de receber presos definitivamente e o espaço seja utilizado para outra finalidade”, diz. O prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC) tem a intenção de construir uma praça na área.

MARILÂNDIA DO SUL

Além de Arapongas, o governo estadual anunciou o fechamento definitivo da cadeia de Marilândia do Sul na região. Neste município, o Departamento de Polícia Penal do Paraná confirmou nesta terça-feira (12) que todos os presos já foram transferidos para a Penitenciária Estadual de Londrina III. A desativação da cadeia, segundo o Deppen-PR, ocorreu já em março de 2022.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Presos de Arapongas são transferidos para Apucarana; entenda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!