Arapongas

Morre ex-vereador de Arapongas Liberto Mantovani

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Morre ex-vereador de Arapongas Liberto Mantovani
fonte: Arquivo pessoal
Morre ex-vereador de Arapongas Liberto Mantovani

Morreu neste domingo (28), no hospital Honpar em Arapongas Liberto Mantovani, de 97 anos, ex-vereador da cidade (1963-1969). Liberto lutava contra a covid-19

continua após publicidade

Ele é pai da ex-deputada estadual Irondi Pugliesi, que está internada com covid-19 no Honpar em Arapongas. Mulher de Waldyr Pugliesi, ex-vereador, ex-prefeito de Arapongas por três mandatos e ex-deputado estadual, Irondi perdeu a irmã Irahi Mantovani de 75 anos, a duas semanas, também vítima do novo coronavírus.

O prefeito de Arapongas publicou em suas redes sociais:

continua após publicidade

"É com pesar que recebemos a notícia do falecimento do Sr. Liberto Mantovani, neste domingo, 28. Mantovani foi um dos pioneiros de Arapongas, e já ocupou cargos de secretário municipal, além de já ter sido vereador de Arapongas, entre 1964 e 1969. Deixou um grande legado. Meus profundos sentimentos à família e amigos", disse Onofre. 

O Sr. Liberto Mantovani, nasceu em 16 de março de 1924, em Cedral, estado de São Paulo.

É filho de Ângelo Mantovani e Olga Caravieri. Em 1944, casou-se com Aurora Baioni, sendo este, o primeiro casamento no registro civil do Município. Possui cinco filhos: Irahi Mantovani Germanovisk, Irondi Mantoan Pugliesi, Rangel Mantovani, Elizabeth Mantovani Guimarães e Sueli Mantovani.

continua após publicidade

É um dos pioneiros de nossa cidade, pois chegou a Arapongas em 1937, quando tinha 13 anos de idade. Trabalhava no Mercado de Secos e Molhados de propriedade de seu pai. De 1946 a 1955 foi Contador do Banco do Estado do Paraná. Em 1.957, a convite do então prefeito José Colombino Grassano, iniciou sua carreira como funcionário público municipal, exercendo a função de Secretário da Prefeitura do Município por duas gestões de Grassano e durante as gestões dos Prefeitos: Brasilino Bussadori, Sadaho Yokomizo, e três gestões de Waldyr Pugliesi . Desempenhou várias outras funções, até aposentar-se em 1.989.

Durante o tempo em que trabalhou na Prefeitura, foi um exemplo a ser seguido pelos demais funcionários, pois sempre foi dedicado, competente e trabalhador incansável.

Participou de maneira expressiva no progresso do Município, demonstrando através dos seus atos, o amor que teve e tem pela cidade. Cidadão preocupado com o bem-estar da comunidade araponguense, merece destaque sua criação do desenho dos últimos arcos  que proporcionaram bela iluminação na Avenida Arapongas, por ocasião das festas de final de ano, atraindo visitantes e melhorando as vendas do comércio local.

Liberto Mantovani foi Vereador do Município, no período de 1.964 a 1.969, exercendo a vereança com dignidade e conquistando o respeito de toda comunidade. Dentre todas as atividades exercidas como vereador, destacamos a importância da autoria do Projeto de Lei para que todas as ruas de nossa cidade recebessem o nome de pássaros. Projeto este, que tornou a “Cidade dos Passarinhos “ conhecida não só no nosso estado, mas em todo país.