Apucarana

Saúde do Paraná esclarece sobre vacinas vencidas

"A Secretaria ressalta que é preciso ponderação neste momento e que todas as vacinas são seguras. Os municípios podem continuar o processo de imunização"

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Saúde do Paraná esclarece sobre vacinas vencidas
fonte: Reprodução
Saúde do Paraná esclarece sobre vacinas vencidas

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou na tarde desta sexta- feira (2), uma nota à impressa sobre a reportagem divulgada pela Folha de São Paulo, informando que vacinas vencidas foram aplicadas em todo Brasil, inclusive no Paraná. 

continua após publicidade

Segundo os dados do Ministério da Saúde, em Apucarana foram 4 ampolas, Arapongas, 77, São Pedro do Ivaí, 20, depois aparecem os municípios de Borrazópolis, Rio Bom, Faxinal, Novo Itacolomi e Bom Sucesso, com uma ampola de vencida em cada.

A cidade que mais usou vacinas vencidas seria Maringá, porém, o secretário de saúde do município através de uma nota, afirmou que a cidade não aplicou doses vencidas e que aconteceu um erro no sistema do SUS. 

continua após publicidade

"A Secretaria de Estado da Saúde esclarece que todos os lotes que chegaram ao Paraná pelo Ministério do Saúde foram, e continuam sendo, rapidamente descentralizados para todos os 399 municípios. A logística de distribuição tem sido um diferencial na estratégia estadual de vacinação. 

Mesmo assim, as informações sobre os possíveis imunizantes vencidos serão verificadas junto às secretarias municipais, que são responsáveis pelo controle final da aplicação. O Estado também aguarda um posicionamento do Programa Nacional de Imunizações (PNI) sobre o caso. 

A Secretaria ressalta que é preciso ponderação neste momento e que todas as vacinas são seguras. Os municípios podem continuar o processo de imunização"

Tags relacionadas: #Apucarana #SAÚDE #vacina