MAIS LIDAS
VER TODOS

COVID-19

Mais de 3 mil pessoas teriam tomado vacinas vencidas no PR

Apucarana e Arapongas aparecem na lista

Da Redação

·
Mais de 3 mil pessoas teriam tomado vacinas vencidas no PR
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.07.2021, 13:57:57 Editado em 02.07.2021, 20:53:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Dados do Ministério da Saúde revelam que aproximadamente 26 mil doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca fora da validade foram aplicadas em 1.532 municípios brasileiros. A cidade que mais usou vacinas vencidas é Maringá, no Paraná. Apucarana e Arapongas também aparecem na lista.

continua após publicidade

Maringá vacinou 3.536 pessoas com primeira dose, que estava vencida. Depois vem Belém, no Pará, que aplicou 2.673; a cidade de São Paulo aplicou 996; Nilópolis, no Rio de Janeiro, 852, e Salvador, na Bahia, 824, revelou a reportagem da Folha de São Paulo.

Conforme os dados, em Apucarana foram 4 doses, Arapongas, 77, São Pedro do Ivaí, 20, depois aparecem os municípios de Borrazópolis, Rio Bom, Faxinal, Novo Itacolomi e Bom Sucesso, com uma dose vencida em cada.

continua após publicidade

A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná informou que prepara uma nota sobre o assunto.

Outras 114 mil doses do imunizante da AstraZeneca distribuídas a estados e municípios dentro do prazo de validade também já venceram, mas não se sabe foram descartadas ou se continuam sendo aplicadas.

Mais da metade (57%) das doses aplicadas neste ano no Brasil foram da AstraZeneca. Vale lembrar que a grande maioria foi utilizada de acordo com as orientações do fabricante, ou seja, dentro da validade estabelecida.

continua após publicidade

Por nota, o Ministério da Saúde informou "que acompanha rigorosamente todos os prazos de validade das vacinas Covid-19 recebidas e distribuídas" e que "as doses entregues para as centrais estaduais devem ser imediatamente enviadas aos municípios pelas gestões estaduais. Cabe aos gestores locais do SUS o armazenamento correto, acompanhamento da validade dos frascos e aplicação das doses, seguindo à risca as orientações do Ministério."

Quem tiver recebido uma dose de um desses oito lotes de AstraZeneca após a data de validade deve procurar uma unidade de saúde para orientações.

Segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante fora da validade precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose aplicara erroneamente.

O plano define, também, que cada indivíduo vacinado seja identificado com o lote da imunização recebida, o produtor da vacina e a dose aplicada. Isso é feito justamente para acompanhamento do Ministério da Saúde e eventual identificação de erros vacinais.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Mais de 3 mil pessoas teriam tomado vacinas vencidas no PR"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!