MAIS LIDAS
VER TODOS

ALERTA

Poluição ameaça abastecimento de água em Apucarana

O abastecimento de água em Apucarana está comprometido devido a poluição encontrada do Rio Caviúna, principal manancial que abastece o município. Na noite de quarta-feira a Polícia Militar com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Instituto Água e Terra

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.02.2021, 16:09:18 Editado em 18.02.2021, 16:09:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O abastecimento de água em Apucarana está comprometido devido a poluição encontrada do Rio Caviúna, principal manancial que abastece o município. Na noite de quarta-feira a Polícia Militar com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Instituto Água e Terra (IAT) de Londrina e Sanepar constataram o despejo irregular de resíduos de uma granja na região da Colônia Esperança.

continua após publicidade

Conforme o Subtenente Rogério Prado, o IAT recolheu amostras da água e um laudo deve apontar a qualidade do rio. O gerente da granja foi levado para a delegacia. "Na esfera criminal a polícia vai dar continuidade. O IAT vai preparar um relatório sobre a água. O gerente foi notificado e deve apresentar no IAT documentações da empresa. O IAT também vai delimitar a área de recuperação, pois tem muito dejetos ao redor da granja, se der outra chuva, vai para o rio novamente", explica.

O IAT trabalha para identificar a dimensão dos danos ambientais. "Técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) identificaram que o despejo irregular de resíduos no Rio Caviúna é oriundo do entorno de uma granja de aves. A empresa concluiu recentemente a modernização do seu processo, e não realizou a limpeza adequada do solo onde existia uma granja antiga no entorno. Com as últimas chuvas, esses dejetos dos animais foram carregados até o rio. O IAT realizou a coleta da água para analisar o grau de contaminação e notificou a empresa para fazer a limpeza total da área. O órgão está quantificando a dimensão dos danos ambientais para que sejam aplicadas as sanções administrativas", finaliza.

continua após publicidade

A Sanepar solicita à população que evite desperdícios, até que seja possível restabelecer a captação normal no Rio Caviúna. Caso a situação emergencial persista, pode ser necessário implantar restrições no sistema de distribuição de água na cidade.

Por uma questão de segurança, foi interrompida a captação de água Rio Caviúna em função do acidente ecológico ocorrido no manancial, e colocada em operação, em caráter emergencial, a unidade do Rio Pirapó.

A Sanepar está acompanhando o trabalho de investigação da polícia e de órgãos ambientais, colocando à disposição técnicos da Companhia para ajudar a solucionar a situação do Rio Caviúna.

A captação no rio Pirapó é uma medida alternativa, emergencial e temporária, pois sua capacidade é limitada.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Poluição ameaça abastecimento de água em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!