Apucarana

Captação de água do Rio Caviúna em Apucarana continua interrompida

Da Redação ·

A Sanepar informou que por uma questão de segurança, foi interrompida a captação de água Rio Caviúna em Apucarana, em função do acidente ecológico ocorrido no manancial, e colocada em operação, em caráter emergencial, a unidade do Rio Pirapó. 

continua após publicidade

A Sanepar está acompanhando o trabalho de investigação da polícia e de órgãos ambientais, colocando à disposição técnicos da Companhia para ajudar a solucionar a situação do Rio Caviúna.

A captação no rio Pirapó é uma medida alternativa, emergencial e temporária, pois sua capacidade é  limitada.

continua após publicidade

A Sanepar solicita à população que evite desperdícios, até que seja possível restabelecer a captação normal no Rio Caviúna. Caso a situação emergencial persista, pode ser necessário implantar restrições no sistema de distribuição de água na cidade.

Relembre o caso: 

Após a interrupção do abastecimento de água em Apucarana na quarta-feira (17), a Polícia Militar Ambiental realizou um trabalho para identificar o que teria causado o problema. 

continua após publicidade

Durante vistorias às margens do rio Caviúna foi possível constatar que em uma  empresa localizada na área rural do município de Arapongas teria realizado o lançamento de efluentes juntamente de chorume, que seria do aterro sanitário existente na empresa e que escorria diretamente no rio. 

A PM Ambiental informou que uma pessoa foi levada para a delegacia de Arapongas e a empresa foi citada como autora dos danos ambientais. 

A ação contou com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Apucarana, IAT de Londrina e Sanepar.  O Rio Caviúna é o principal manancial que abastece Apucarana.