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EMPREENDEDORISMO

Marmitarias conquistam clientela e geram emprego e renda em Apucarana

Nas ferramentas de busca da internet são mais de vinte estabelecimentos do gênero; em todo o país são mais de 440 mil

Da Redação

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Marmitaria surgiu na pandemia e hoje produz 400 refeições por semana
Icone Camera Foto por Lis Kato/TNonline
Marmitaria surgiu na pandemia e hoje produz 400 refeições por semana
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.05.2023, 16:21:48 Editado em 24.05.2023, 16:21:41
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As marmitarias estão cada vez mais comuns em Apucarana, no norte do Paraná. Nas ferramentas de busca da internet são mais de vinte estabelecimentos do gênero, mas quem circula pelo centro e pelos bairros vê que esse tipo de empresa especializada nas famosas 'quentinhas' cresceu na cidade. Boa parte desses empreendimentos foram abertos durante e após a pandemia da Covid-19.

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É o caso da empresária Barbara Letícia Santos, de 34 anos, que começou cozinhando em casa para aumentar a renda durante a crise sanitária e hoje tem uma empresa no Jardim Ponta Grossa que prepara quase 400 refeições por semana. Ela conta que era proprietária de um salão de beleza, mas com o isolamento social os clientes desapareceram. Foi então que o esposo de Bárbara sugeriu que ela fizesse comida para vender. O negócio começou em casa mesmo e os primeiros clientes foram as pessoas que Babara atendia em seu antigo salão.

- LEIA MAIS: Apucarana apresenta projeto de indicação geográfica do café

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A empresária conta que o empreendimento estava destinado a dar certo, pois ela comprou uma cartela de prêmios e foi sorteada. Com o dinheiro do prêmio Barbara comprou um ponto comercial e criou um espaço físico para sua marmitaria. Atualmente ela mora em Santa Cataria com o esposo de onde gerencia a empresa com a ajuda de sua mãe Elenice dos Santos, de 52 anos, que é a cozinheira do estabelecimento.

Elenice conta que não tinha nenhum conhecimento do ramo de alimentos, mas para ela é como cozinhar em casa. “A pandemia colocou um desafio na vida da nossa família e descobrimos um ramo que vem dando muito certo graças a Deus”, comemora.

EMPRESÁRIA INOVOU SEM MUDAR DE RAMO

A empresária Elaine Cristina Siguinolfi Valério, de 44 anos, também investiu na produção de marmitas com o preparo de até 500 refeições por dia. Ela era proprietária de um restaurante que fechou as portas durante a pandemia e precisou inovar. Como o estabelecimento já tinha cozinha industrial, a empresária teve a ideia de vender marmitas para refeitórios de indústrias e delivery para público em geral.

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“Antes da pandemia tínhamos um restaurante muito bem frequentado que atendia a nossa expectativa de faturamento. Depois, somente com o delivery sobrevivemos por um tempo ainda durante a pandemia, mas hoje o nosso carro chefe é atender indústrias”, conta a empresária. Atualmente a empresa atende somente indústrias e gera emprego e renda para 12 colaboradores.

APUCARANA TEM VOCAÇÃO GASTRONÔMICA

O consultor do Sebrae Apucarana, Tiago Cunha afirma que o número de empresas do tipo cresceu em no município e em outras regiões do país. De acordo com ele, Apucarana tem demonstrado uma vocação gastronômica em expansão. São 388 empresas e 148 MEIs ativas no ramo de restaurantes e similares em Apucarana Além disso, a pandemia teve impacto significativo no mercado de trabalho, levando a um aumento no número de empreendedores por necessidade em todo o país.

“Nesse contexto, muitas pessoas encontraram no ramo alimentício uma forma de sustento. Vale ressaltar que o brasileiro possui um dom natural para a comida caseira em suas diferentes modalidades, o que torna o segmento ainda mais atrativo para empreender. A combinação desses fatores tem impulsionado o crescimento dos negócios no setor alimentício em Apucarana e no Brasil como um todo”, afirma.

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Mas para fazer o negócio dar certo é importante investir também em especialização e a consultoria. “A especialização é fundamental porque, ao entrar em um mercado altamente competitivo, é necessário oferecer algo único e diferenciado. A especialização permite que você desenvolva habilidades aprofundadas e conhecimentos específicos sobre o setor, melhorando suas chances de sucesso”, afirma.

Já a consultoria pode auxiliar na análise de viabilidade do negócio, ajudando a identificar potenciais obstáculos e a elaborar estratégias para superá-los. Isso inclui avaliar a demanda pelo produto ou serviço, analisar a concorrência, definir preços adequados, desenvolver um plano de marketing eficaz e estabelecer metas realistas. “A especialização e a consultoria ajudam a aumentar as chances de sucesso”, assegura.

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