Mais lidas

    Apucarana

    APUCARANA

    Mais de 1500 pessoas testaram positivo para Covid neste mês

    Mais de 1500 pessoas testaram positivo para Covid neste mês
    Foto por Reprodução
    Escrito por Silvia Vilarinho
    Publicado em 24.03.2021, 12:38:30 Editado em 24.03.2021, 12:38:44
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    A Covid-19 já provocou a morte de 37 pessoas em Apucarana entre os dias 1º e 23 de março. O mês ainda nem acabou e mais de 1500 casos confirmados da doença foram registrados. O aumento preocupa a saúde do município.

    Entre os dias 1º e 23, foram 1.522 diagnósticos positivos da Covid-19 no município. O chefe da 16ªRegional de Saúde, Altimar Carletto afirmou que a região de Apucarana vive o pior momento da pandemia, com um expressivo aumento dos números de mortes e casos.  "Infelizmente vem aumentando e muito e isso causa um alerta, uma preocupação muito grande. Diariamente temos um percentual de ocupação de leitos em hospitais alto, mas estamos conseguindo acomodar os pacientes, não chegamos a ter ninguém em fila de espera em UTI, mas com essa crescente, isso nos preocupa muito. A tendência é que tenhamos algum tipo de problema, queira a Deus que a gente não extrapole, que não tenha esse momento de faltar leitos", desabafa o médico. 

    O chefe da regional fez um apelo. "Precisamos que as pessoas tenham consciência, estamos em um momento muito delicado, precisamos de todos conscientes, imbuídos  de fazer a sua parte, nos cuidar, máscara, evitar aglomerações, enfim, cada um tem que fazer a sua parte, isso é essencial", comenta. 

    O secretário municipal de saúde, Roberto Kaneta, disse que esse aumento é reflexo da pandemia no Brasil. "Esse crescimento de número de mortes e casos acontece no Brasil, no Paraná e Apucarana vive esse momento também, em Janeiro tivemos o maior número de mortes, foram 37 e o mês de março já atingimos essa marca", disse.

    Kaneta ressaltou que o vírus mais forte tem elevado o número de  mortes, inclusive entre os jovens. "Esse crescimento de casos positivados e das mortes é reflexo também do novo agente que está acometendo as pessoas. Estamos inclusive observando a redução de óbitos e casos em idosos, que já é reflexo da vacina e o aumento de casos e mortes em outras faixas de idade.  Estamos ampliando a vacinação, na semana que vem queremos avançar e na terça-feira já começa a aplicação da segunda dose para os idosos que tem entre 80 e 84 anos", explica. 

    Para o secretário, diminuir esses números depende muito da população "Temos que continuar seguindo as medidas, evitar aglomerações, usar sempre a máscara, uso do álcool gel, evitar reuniões familiares, festas, temos que nos cuidar", finaliza. 

    Nesta quarta-feira (24), Apucarana registrou mais uma morte por Covid-19. Uma mulher de 30 anos é mais uma vítima fatal da doença. 

    A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) registrou mais cinco óbitos e 42 novos casos de Covid-19 na terça-feira (23) em Apucarana. São agora 190 mortes provocadas pela doença no município e 7.907 resultados positivos para o novo coronavírus. O número de recuperados subiu para 7.187.

    Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Mais de 1500 pessoas testaram positivo para Covid neste mês"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.