Apucarana

Hospital de Apucarana terá usina de oxigênio

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Hospital de Apucarana terá usina de oxigênio
Hospital de Apucarana terá usina de oxigênio

O projeto do Hospital de Apucarana (HA) vai dispor de uma usina para produção de oxigênio. A proposta foi consenso na primeira reunião da comissão de coordenação da obra, presidida pelo vice-prefeito Paulo Sérgio Vital. O tema foi levado ao conhecimento do prefeito Junior da Femac que, de imediato, aprovou a inclusão da usina de oxigênio no projeto de reforma geral e readequações no prédio do antigo Hospital São José.

continua após publicidade

Vital argumenta que a proposta da usina está relacionada à situação atual, com o agravamento da pandemia do Coronavírus, que tem levado um grande número de pessoas à internação hospitalar. “Um significativo número de pacientes têm gerado alto consumo de oxigênio e, diante deste quadro e da possibilidade de desabastecimento, decidimos optar pela implantação de uma usina de oxigênio”, justificou o vice-prefeito.

O projeto da obra que começa a ser executado por equipe de engenheiras e arquitetas da Prefeitura de Apucarana foi discutido detalhadamente em reunião realizada na última quinta-feira (15), no salão nobre. Está prevista a reforma e readequação total do prédio de quatro pavimentos, com área de 2.687 metros quadrados. No local funciona hoje a Autarquia Municipal de Saúde (AMS), que será transferida para outro local.

continua após publicidade

O prefeito Junior da Femac lembra que, numa segunda etapa, será edificado nos fundos do terreno um novo bloco com área de 1.845 metros. “De início o prédio terá capacidade de 50 leitos clínicos e 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com o segundo bloco, a capacidade total passará a ser de 100 leitos”, explicou.

“Teremos uma comissão que irá acompanhar de perto o passo a passo do projeto, sob a coordenação do vice-prefeito Paulo Sérgio Vital”, informou.

O coordenador da comissão, Paulo Sérgio Vital, reitera que o futuro Hospital de Apucarana será implantado com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), nas pessoas do Governador Ratinho Junior e do Secretário Beto Preto.

Junior da Femac diz que a execução do projeto de reforma e readequações do prédio já está em andamento. “A próxima etapa será a licitação das obras e estimamos que o prédio, com a reforma geral das instalações, esteja concluída no segundo semestre do próximo ano”, avalia o prefeito.