O fisiculturismo é uma modalidade que vem ganhando cada vez mais força em Apucarana. Neste último domingo (1º), inclusive, uma competição foi realizada no Centro Cultural Fênix e reuniu mais de 100 atletas. Entre eles, uma vem se destacando internacionalmente. A apucaranense Rosemari de Almeida dos Santos não para de colecionar troféus.
Na Copa Norte de Fisiculturismo, a atleta de 37 anos foi homenageada pela presidente da Federação Internacional de Fisiculturismo e Fitness (IFBB) Keli Ribeiro. Rosemari foi chamada ao palco como forma de reconhecimento da trajetória que tem no esporte e pelo Pro Card, um cartão profissional que ela conquistou em apenas um ano de carreira. Feito que nenhum atleta da região havia conseguido.
-LEIA MAIS: Copa Norte de Fisiculturismo reúne mais de 100 atletas em Apucarana
Rosemari coleciona prêmios. Ano passado, foi campeã do II Troféu Curitiba em fevereiro. Depois, participou de mais seis torneios: dois internacionais, dois nacionais, um estadual e um regional. Na Copa Fitness Jacarezinho e no Troféu Brasil Balneário Camboriú, ela foi campeã overall - na disputa entre todas as categorias, que são divididas por altura.
Entre as competições internacionais, Rosemari conseguiu em 2022 ser a primeira brasileira a vencer o título máximo no Mr. Universe Brazil. Em 2023, foi bicampeã do torneio. Segundo ela, chegar aos grandes resultados no fisiculturismo não é nada fácil.
"A rotina é bem maluca, sempre com uma mochila nas costas. Trabalho na área jurídica e meu expediente é das 12h às 19h. Então, divido meus treinos que são realizados parte no período da manhã e parte no período da noite. Totalizando, em média, três horas e meia de treino ao dia, entre exercícios cardiovasculares/aeróbicos e musculação", conta.
Rosemari afirma que quer deixar um legado através da modalidade. "Meu objetivo é deixar um legado no esporte, ser lembrada pelos meus feitos, inspirar pessoas, empoderar mulheres, mostrar que disciplina, constância, coragem e foco são capazes de nos levar a lugares inimagináveis. O fisiculturismo faz isso com a gente, cura depressão, fortalece mente, corpo e espírito, transforma vidas", disse.
Por Vitor Flores
Deixe seu comentário sobre: "Fisiculturista de Apucarana coleciona títulos e conta 'rotina maluca'"