A apucaranense Rosemari de Almeida dos Santos foi campeã do II Troféu Curitiba, realizado pela Federação de Fisiculturismo do Brasil, pela categoria Bikini Fitness Master (a partir de 35 anos). O evento aconteceu no Centro de Exposições Positivo, no Parque Barigui, na capital paranaense, durante a Feira Brasil ExpoFit, no último dia 13.
A fisiculturista de 35 anos também conseguiu a segunda colocação na categoria Bikini Fitness Sênior (até 1,64 metros de altura). Em julho do passado, ela também venceu o Campeonato Estadual de Santa Catarina, em Balneário Camboriú.
Rosemari conta que a rotina para manter o corpo é bastante desafiadora. “Minha rotina é bem maluca, principalmente na fase 'Pré-Contest', onde a dieta é bastante restrita e os treinos intensos. Em média, são duas horas de atividade aeróbica e uma hora de musculação. Todos os dias conciliando uma rotina ‘múltipla’ de vida de atleta, trabalho e dona de casa. São noites curtas de sono, cansaço extremo, corpo e mente chegando ao limite”, disse.
Apesar de ter estreado em torneios de fisiculturismo no ano passado, Rosemari é atleta desde 2014. “Eu era maratonista, corri em diversas provas de 5 e 10 km, inclusive a 28 de janeiro, e sempre ficava entre as 10 primeiras de Apucarana. Corri quatro São Silvestres, várias provas de 21 Km e duas de 42 Km, uma em Florianópolis, em 2017, e outra na Espanha, em 2018. No início da pandemia comecei a treinar focada na musculação, com personal, duas vezes na semana. Com um ano de treino já consegui participar do primeiro campeonato em Santa Catarina, que me rendeu a classificação para o Brasileiro”, conta.
Mesmo se classificando para o Campeonato Brasileiro, a atleta não pode ir pelo alto custo. “O fisiculturismo não é barato e ainda não tenho patrocínio, então não pude ir à São Paulo para o torneio nacional. Tenho que ajudar meus pais que têm problemas de saúde e não conseguiram aposentadoria. Minha maior motivação para não desistir é querer dar uma melhor qualidade de vida à eles. E para eu continuar no esporte e me tornar ‘Pro’ eu preciso de ajuda financeira”, explicou.
A fisiculturista de Apucarana ainda conta que passou sua infância na roça, fato que tem muito orgulho de falar. "Não tive boneca na infância, trabalhei na roça desde criança até a adolescência e ganhei minha primeira boneca no campeonato ano passado. Aliás, o biquíni do primeiro campeonato eu emprestei, mas o segundo, o roxo, foi eu mesma que fiz", revelou.
A próxima competição de fisiculturismo, o Campeonato Estadual Paranaense, tem data prevista para acontecer no dia 18 de junho de 2022. Ele será realizado em Curitiba e também garante acesso ao Brasileiro, que ocorrerá entre 28 e 31 de julho, em Vitória.
Deixe seu comentário sobre: "Fisiculturista de Apucarana vence campeonato em Curitiba"