Um filhote de felino da espécie Jaguatirica, foi encontrado morto na terça-feira (18), em Apucarana no Parque Ecológico da Raposa.
Testemunhas relataram que já viram o animal no chão com sinais de ter sido vítima de atropelamento.
A área protegida por lei ambiental abriga várias espécies de animais silvestres da fauna brasileira, como pequenos primatas.
Para o biólogo e professor Vanderson Abraão, a incidência do ser humano em áreas ambientais deveria ser melhor planejada. "A pressão ambiental que nós humanos criamos ao desmatar para plantar, para construir, para desviar, para caça predatória criminosa, acabam encurralado esses animais e forçando a buscar abrigo e alimentos em outros lugares. Provavelmente este se perdeu da mãe, talvez por ser perseguida, na fuga acabou morrendo. É lamentável", diz.
Ainda neste ano, um outro felino da mesma espécie também foi atropelado e morreu a mesma região, no conjunto Residencial Solo Sagrado.
Dessa vez, no Parque da Raposa, que fica geograficamente mais abaixo, o fato de repete."É preciso reforçar as pesquisas e identificação e delimitação de áreas ambientais protegidas, monitoramento em tempo real, proteção e manutenção de corredores ecológicos para permitir maior área de sobrevivência de animais silvestre. Conscientização da população, campanhas de proteção às espécie. Também precisamos de fiscalização, abertura de concursos para polícia ambiental, estruturas para eles trabalharem", explica o professor.
Deixe seu comentário sobre: "Filhote de Jaguatirica é encontrado morto no Pq da Raposa"