Escola de Apucarana recebe reparos do programa 'Escola Bonita' - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Educação

Escola de Apucarana recebe reparos do programa 'Escola Bonita'

Foto por Agência de Notícias do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O Programa Escola Bonita, da Secretaria da Educação e do Esporte, para revitalizar a infraestrutura das unidades da rede estadual de ensino, já alcançou 66% dos 2.143 colégios estaduais de todo o Paraná. No início do ano, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), vinculado à pasta, repassou R$ 20 milhões para a revitalização das escolas, recursos que vêm sendo usados para as obras durante este período.

O programa Escola Bonita tem foco na execução de pequenos reparos na estrutura física das escolas, como pintura, melhorias nos espaços comuns, bibliotecas, laboratórios, quadras esportivas e pátios, além de serviços de jardinagem e limpezas especializadas.

Luiz Rafael Ribeiro Moço, diretor da Escola Estadual Professor Francisco Antonio de Sousa, em Apucarana, disse que a unidade que a estava há 12 anos sem pinturas e revitalizações, e as reformas foram muito bem-vindas. “Conseguimos transformar a quadra da escola, retiramos as rachaduras da arquibancada, fizemos até uma rampa de acessibilidade na entrada externa”.

AMBIENTE AGRADÁVEL - O secretário Renato Feder destaca que o programa tem como objetivo garantir um ambiente físico adequado e agradável aos estudantes e profissionais da Educação, de acordo com a necessidade de cada unidade. Por isso, os diretores têm autonomia para decidir em qual área o dinheiro será investido.

“Queremos que os alunos e os profissionais da Educação se sintam acolhidos, sintam que o ambiente é propício para a aprendizagem e também para o convívio da comunidade escolar. As escolas são ambientes de crescimento e bem-estar, e devem proporcionar isso”, explica Feder.

Para o presidente da Fundepar, Alessandro Oliveira, o trabalho em conjunto das instituições vai beneficiar principalmente o estudante da rede estadual. "O Escola Bonita é uma proposta que fortalece a importante parceria entre o Instituto Fundepar e a Secretaria da Educação para a melhoria da adequação dos nossos espaços escolares", afirma.

IMPACTO - Devido à pandemia da Covid-19, todas as obras de revitalização que deveriam ser feitas até junho tiveram seu prazo prorrogado até outubro deste ano.

O Escola Bonita surgiu em 2020 como parte do Minha Escola Sempre Nova, programa estadual de investimentos para aquisição de equipamentos, mobiliários e utensílios para as unidades.

REVITALIZADAS - O diretor do Colégio Estadual Barão de Capanema, de Prudentópolis, João Márcio Lulek, conta que a verba veio em um momento de necessidade e, após todas as reformas no colégio, a unidade educacional está pronta para receber os alunos quando as aulas presenciais voltarem.

“Nosso colégio é histórico. Precisávamos fazer uma reestruturação grande, e a verba do Escola Bonita foi muito importante para darmos início a essa revitalização”, destaca o diretor.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Escola de Apucarana recebe reparos do programa 'Escola Bonita'"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.