MAIS LIDAS
VER TODOS

EDUCAÇÃO

Colégio Heitor de Apucarana começa modelo cívico-militar; assista

Serão nove sargentos aposentados do exército que vão atuar como monitores e dois capitães da reserva que vão trabalhar com o diretor da instituição

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.06.2022, 14:32:36 Editado em 30.06.2022, 15:57:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A implantação do modelo cívico-militar no Colégio Estadual Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado, localizado no Núcleo João Paulo, em Apucarana, ocorreu na manhã desta quinta-feira (30). Alunos, pais e professores acompanharam a solenidade que contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Educação e Esportes (Seed-PR) e também do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), desenvolvido pelo Ministério da Educação, com apoio do Ministério da Defesa e das Forças Armadas.

continua após publicidade

No total, de acordo com o chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), serão nove sargentos aposentados do exército que vão atuar como monitores e dois capitães da reserva que vão trabalhar com o diretor da instituição. "A diferença dos outros colégios cívico-militares é que aqui no Heitor vão atuar militares do exército, são nove sargentos aposentados das forças armadas de Apucarana e um da Marinha. A ideia é a mesma dos outros colégios militares que existem na cidade, tratar sobre civismo", disse Vladimir Barbosa.

Com o Heitor, agora são quatro colégios militares em Apucarana. Robson Canuto, pai de uma aluna, aprovou a mudança. "Eu acredito, como muitos outros pais que trouxeram os filhos para cá, que é um privilégio ter uma instituição militar atuando na formação, acredito que é o ponto exato que precisava, ainda mais no momento que o Brasil vive, quanto mais seriedade na formação de uma criança, melhor. A minha filha está muito empolgada com o trabalho dos militares e já vê até um futuro melhor", comenta.

continua após publicidade

Militares da reserva do Exército já começaram os trabalhos no colégio em 1º de junho, em uma fase de aclimatação junto aos estudantes, professores e funcionários. Nesse período, o diretor da instituição, José Carlos, já percebeu a diferença no comportamento dos alunos. "O comportamento já mudou, já estão se acostumando com o hino nacional, que era uma tradição que havia se perdido, estão recepcionando os professores e até o comportamento na fila do lanche está diferente, isso em 30 dias. Estão mais unidos, mais empenhados", destaca o diretor.

A adesão ao modelo cívico-militar foi aprovada pela comunidade escolar em fevereiro deste ano. A consulta pública recebeu 344 votos, sendo 237 a favor da implantação, 102 contra, 3 nulos e 2 brancos. Puderam votar pais, responsáveis e alunos com mais de 16 anos.

O Colégio Estadual Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado tem 587 estudantes matriculados nos ensinos fundamental e médio. VEJA:

continua após publicidade



continua após publicidade



GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Colégio Heitor de Apucarana começa modelo cívico-militar; assista"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!