MAIS LIDAS
VER TODOS

APUCARANA

Colégio Heitor Furtado aprova modelo cívico-militar

Votação entre professores, pais e alunos foi realizada durante esta quinta-feira

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.02.2022, 21:13:05 Editado em 17.02.2022, 21:45:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A comunidade escolar do Colégio Estadual Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado, no João Paulo, em Apucarana, aprovou nesta quinta-feira (17) a adesão ao modelo cívico-militar. Foram 12 horas de consulta pública encerrada às 20 horas obteve quórum de 344 votos, sendo 237 a favor, 102 contra, 3 nulos e 2 brancos. O resultado saiu às 21 horas.

continua após publicidade

Pais, responsáveis e alunos com mais de 16 anos participaram em peso da consulta pública que foi encerrada às 20 horas. A votação também foi marcada por manifestações contrárias e favoráveis à militarização da instituição de ensino. Em frente à escola, professores e pais de alunos munidos com cartazes criticaram a falta de debate e esclarecimento sobre o referido modelo de ensino. Do outro lado, apoiadores colocaram um carro de som e pediram votos a favor.

Para o professor José Antônio de Almeida, faltou debate. “Não houve esclarecimento, é um cheque em branco. Nós da APP Sindicato primamos sempre pela Lei 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que fala sobre a gestão democrática do ensino público. Não nos foi dada oportunidade de fazer perguntas, esclarecimentos. Faltou debate. Estamos votando sem saber como será esse modelo”, disse.

continua após publicidade

Antes da votação terminar o diretor do colégio, José Carlos da Silva, disse que tinha boas expectativas de que a mudança fosse aprovada. “É um programa escola cívico militar federal, estamos com expectativa muito boa e esperamos ter a aprovação da comunidade escolar”.

Segundo o diretor, entre as principais informações repassadas consta que não haverá mudanças na administração escolar, com a manutenção da direção, corpo docente e pessoal administrativo. Pelo projeto, a escola receberia uma equipe de apoio com 18 militares, sendo um diretor militar, um tutor e 16 monitores, todos com patentes a partir de sargento. “O que muda é que vamos ter uma equipe de apoio com 18 membros, um diretor militar, um tutor militar e 16 monitores que vão auxiliar. Com isso vamos conseguir desenvolver projetos, ativar a fanfarra e outros projetos”, disse.

O projeto de Colégio Cívico-Militar é em parceria com o governo federal, através do Ministério da Defesa e Ministério da Educação. É diferente do projeto de escolas cívico-militares já realizado no Paraná, em diversas unidades, através de parceria do Estado e envolvendo pessoal da reserva da Polícia Militar.

O projeto ofertado ao Colégio Heitor Furtado, do João Paulo I, é o mesmo projeto também ofertado no Colégio Polivalente, que gerou polêmica com a comunidade escolar, desde a semana passada. Lá, a votação foi feita por aclamação e o resultado foi negativo ao projeto. Foram 274 votos contrários à mudança e 230 a favor. No entanto, um grupo de pais favoráveis ao projeto está organizado e tenta anular a consulta pública para que uma nova votação possa ser feita. (Com informações de Vitor Flores e Lis Kato)

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Colégio Heitor Furtado aprova modelo cívico-militar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!