A Central de Atendimento de Combate à Dengue lotou no primeiro dia de funcionamento, nesta quarta-feira (24), no Ginásio de Esportes Lagoão, em Apucarana. A estrutura montada no hall de entrada da praça esportiva oferta consultas e também hidratação venosa no caso de prescrição médica. O TNonline esteve no local pela manhã e os pacientes aprovaram o novo sistema de atendimento. Veja o vídeo abaixo.
-LEIA MAIS: Dengue: sétima morte suspeita é investigada em Apucarana
Foram instalados seis consultórios médicos no local, além de uma sala de soroterapia com 30 cadeiras apropriadas para tratar os pacientes com hidratação venosa (soro na veia).
'Esse ponto de apoio é destinado para as pessoas com síndrome febril ou suspeita de dengue. O objetivo é garantir um atendimento de qualidade e também desafogar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e a Unidade Básica de Saúde Bolivar Pavão, que estavam concentrando os atendimentos", explica o superintendente da Atenção Básica da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Odarlone Orente.
Segundo ele, seis médicos vão atender no local das 8 às 22 horas, com apoio de uma equipe de enfermagem e servidores da área administrativa. No caso de confirmação da dengue e prescrição médica, os pacientes poderão fazer no próprio local a hidratação venosa, que é o tratamento mais indicado para a doença.
A população aprovou a estrutura. A aposentada Zeni da Silva passou pela hidratação venosa. "O atendimento foi bom. O local tem melhor ventilação e mais espaço. Ficou bem melhor", disse.
A costureira Marli Gomes, de 47 anos, também gosto da iniciativa. Ela disse que está indo desde a última quinta-feira (18) na UPA e seu quadro de saúde tem piorado. "A dengue é uma doença de ladeira abaixo", compara, citando a piora gradativa. Segundo ela, um local apropriado apenas para a dengue é o mais adequado. "A UPA é urgência e emergência", compreende.
ESTRUTURA
A estrutura foi criada por conta da alta demanda para atendimento de pacientes com sintomas da dengue. O município enfrenta epidemia da doença, com 2,7 casos confirmados, segundo o último boletim oficial da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgado nesta terça-feira (23).
A unidade vai atender das 8 as 22 horas, de segunda a sexta-feira. O local tem capacidade para atender até 500 pacientes por dia, segundo a Prefeitura.
A Autarquia Municipal de Saúde destaca que a Unidade Básica de Saúde Bolivar Pavão, situada na Avenida Central do Paraná, no Jardim América, continuará sendo referência no atendimento de casos de dengue.
Assista:
TnOnline TV
Deixe seu comentário sobre: "Central de Atendimento da Dengue lota no primeiro dia em Apucarana"