MAIS LIDAS
VER TODOS

Transporte coletivo

Cartão de passe gratuito será obrigatório a partir do dia 15 de agosto

Idosos com 65 anos ou mais e portadores de necessidades especiais, precisarão do cartão para utilizar os ônibus

Da Redação

·
Beneficiários da passagem gratuita do transporte coletivo não poderão mais entrar nos ônibus pela porta traseira a partir do dia
Icone Camera Foto por Por Lis kato
Beneficiários da passagem gratuita do transporte coletivo não poderão mais entrar nos ônibus pela porta traseira a partir do dia
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.07.2023, 18:23:15 Editado em 31.07.2023, 18:34:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A partir do dia 15 de agosto, o acesso ao transporte coletivo de Apucarana será apenas pela porta dianteira. É o que informa a Viação Apucarana Ltda (VAL).

continua após publicidade

Por conta disso, a empresa que comanda o transporte coletivo na cidade tem realizado desde o dia 20 de março, a emissão do “Cartão PasseFácil Gratuito”, ao qual todos os usuários beneficiados com a gratuidade da passagem podem adquirir. Idosos com 65 anos ou mais e PNE (Portadores de Necessidades Especiais) possuem direito a usufruir dos benefícios do cartão.

LEIA MAIS - Apucarana organiza Comitê Gestor Intersetorial Cidade Educadora

continua após publicidade

O cartão pode ser feito gratuitamente pelo site passefacil.valap.com.br. Basta preencher as informações solicitadas, como CPF, nome completo, telefones de contato, e-mail e endereço. Outra opção é comparecer diretamente na loja do VAL, que fica localizada na Rua Rio Branco 652, sala 04, no centro de Apucarana.

Até então, os passageiros que se enquadram como beneficiários da gratuidade da passagem têm entrado nos ônibus pela porta traseira apresentando apenas o documento de identificação. A partir do dia 15 de agosto, porém, não será mais possível.

De acordo com Roberto Jacomelli, diretor da VAL, essa mudança ocorreu por conta da necessidade de se contabilizar os idosos e as outras pessoas que possuem o direito a passagem gratuita. Isso porque em 2022, o governo federal disponibilizou recursos para subsidiar as gratuidades dos idosos no transporte público no Brasil. “Por esse motivo, o objetivo é contabilizar todos os idosos que passam pela catraca. Além disso, próprio município tem interesse em ter essa contabilização”, disse.

continua após publicidade

Essa exigência se faz necessária, porque a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) trabalha para que o governo federal mantenha este subsídio com relação a gratuidade das passagens. Assim, a orientação é que os municípios que ainda não contabilizam os passageiros idosos façam essa contagem.

Por conta da necessidade, a VAL tem incentivado a população a fazem o cartão o mais rápido possível. A empresa tem divulgados panfletos para que as pessoas se informem sobre as mudanças.

No entanto, segundo Jacomelli, é provável que a maioria das pessoas que possuem o benefício, já fizeram o cadastro para conseguir o Cartão Passe Fácil. O diretor afirma que cerca de 7 mil idosos já foram cadastrados, o que se trata de um número bem expressivo.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Cartão de passe gratuito será obrigatório a partir do dia 15 de agosto"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!