MAIS LIDAS
VER TODOS

APUCARANA

VAL cadastra idosos e implanta "Cartão Transporte Gratuito"

Usuários com 65 anos ou mais precisam preencher cadastro na internet para obter cartão; entenda as mudanças

Da Redação

·
Segundo a VAL, um terço dos passageiros é beneficiado pela gratuidade em Apucarana
Icone Camera Foto por Lis Kato/TNonline
Segundo a VAL, um terço dos passageiros é beneficiado pela gratuidade em Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.03.2023, 16:55:30 Editado em 24.03.2023, 17:12:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Viação Apucarana Ltda (VAL) iniciou na última segunda-feira (20) a emissão do “Cartão Transporte Gratuito” para os idosos com 65 anos ou mais, que têm o direito à gratuidade no transporte público em Apucarana. A partir de agora, eles também precisarão passar pela catraca para acessar ao Terminal Urbano e, nos ônibus, deverão embarcar apenas pela porta dianteira e transpor a “roleta”.

continua após publicidade

Para garantir o cartão, que é gratuito, os idosos deverão acessar o link passefacil.valap.com.br e preencher as informações solicitadas, como CPF, nome completo, telefones de contato, e-mail e endereço. Após sete dias, o cartão poderá ser retirado no Terminal Urbano.

-LEIA MAIS: Dezenas de estudantes participam de protesto após fechamento de RU

continua após publicidade

O diretor da VAL, Roberto Jacomelli, explica que o cadastramento é obrigatório, mas está sendo realizado de forma tranquila. Para orientar os idosos, panfletos estão sendo distribuídos com as informações básicas em relação às mudanças. Segundo ele, o cadastramento tem como objetivo averiguar os dados reais da demanda de idosos no transporte coletivo em Apucarana.

Atualmente, os passageiros com 65 anos ou mais embarcam nas portas traseiras dos ônibus mediante a apresentação de um documento de identificação. “Nós temos uma estimativa que um terço dos passageiros é beneficiado pela gratuidade, mas Apucarana não tem até agora uma contabilização dos idosos atendidos. Por isso, a realização desse cadastro”, explica. Além dos idosos, o sistema garante a passagem de graça aos deficientes físicos e também 50% de desconto para os estudantes. Por dia, cerca de 15 mil pessoas utilizam os ônibus da VAL em Apucarana, segundo dados da Prefeitura.

A necessidade de acabar com essa lacuna nas informações ocorreu, segundo Jacomelli, porque em 2022 o governo federal disponibilizou recursos para subsidiar as gratuidades dos idosos do transporte público no Brasil, considerando a queda expressiva da demanda de passageiros, em razão da pandemia de covid-19. A medida, ainda de acordo com ele, ocorreu em função da elevação dos preços dos combustíveis. “Esses fatores desequilibraram econômica e financeiramente o setor de transporte coletivo de todos os municípios de nosso país”, assinala.

continua após publicidade

Como a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) trabalha para que o governo federal mantenha este subsídio, a orientação é que os municípios que ainda não contabilizam os passageiros idosos façam essa contagem. É o caso de Apucarana, que decidiu iniciar agora o cadastramento.

A VAL esclarece que não está limitando ou excluindo o direito ao transporte gratuito ao idoso com 65 anos ou mais, mas apenas implementando o cartão, que continua garantindo a gratuidade no transporte coletivo.

“Os idosos estão aprovando a implantação do cartão. O retorno que estamos tendo é favorável. Eles estão se sentindo mais valorizados com a implementação da medida", afirma Jacomelli. Ele anuncia que, no futuro, outras mudanças virão, incluindo o reconhecimento facial desses passageiros.

continua após publicidade

Por Fernando Klein


continua após publicidade

Veja orientações

 Panfleto que está sendo distribuído pela VAL em Apucarana
Icone Camera Foto por Reprodução
Panfleto que está sendo distribuído pela VAL em Apucarana






GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "VAL cadastra idosos e implanta "Cartão Transporte Gratuito""

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!