Apucarana

Cadê a máscara? Apucaranenses 'esquecem' o item de proteção

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Cadê a máscara? Apucaranenses 'esquecem' o item de proteção
fonte: Pixabay
Cadê a máscara? Apucaranenses 'esquecem' o item de proteção

Quem anda pelo centro de Apucarana já percebeu que muitas pessoas estão 'esquecendo' de usar a máscara e colocando o item de proteção apenas para entrar nos estabelecimentos. A situação também acontece nos bairros do município.

continua após publicidade

"Fui para o centro e pensei, será que estou errada? a pandemia já acabou e não estou sabendo? várias pessoas nas calçadas, vendo as vitrines, conversando e sem máscara, até achei estranho", disse a apucaranense Sara de Oliveira. 

A idosa Maria Conceição da Cruz de 66 anos precisou ir até uma loja e também se espantou com a falta do item de proteção. "Vejo que as pessoas não estão se cuidando mais como antes, parece que perderam o medo da doença", disse.

continua após publicidade

O chefe da 16ª Regional de Saúde, dr. Altimar Jose Carletto, repassou que também percebeu a falta do uso da máscara e acredita que muitas pessoas usam o item de proteção por obrigação. "Colocam quando vão entrar em algum local,  colocam a máscara por que é exigido, nem sempre isso é feito por uma questão de consciência, mais por obrigação. As pessoas precisam entender que é extremamente necessário e importante o uso da máscara,  as pessoas precisam entender que antes de ser uma obrigação é uma questão de proteção, da nossa proteção e das outras pessoas", explica.   

Altimar destaca que existem momentos que não é preciso usar máscara, mas que é importante que o item de proteção seja usado em locais que frequentam mais pessoas. "Se a pessoa está fazendo uma caminhada, um corrida, em um local aberto, sem aglomeração, tube bem ficar sem a máscara, mas se você está andando em um ambiente com muitas pessoas, se tiver pessoas passando por perto, é importante a utilização da máscara. Se for ao ar livre, com poucas pessoas, distanciamento adequado, pode ficar sem máscara? pode, desde que não corra risco. Se tiver alguém em casa com suspeita, é preciso usar também. Se for conversar com uma pessoa parada sem a máscara, é preciso ter no mínimo dois metros de distância. Se tiver praticando uma atividade física sem a máscara o ideal é que fique a uns cinco metros distância. Vamos evitar de ficar nos abraçando, esses cuidados são extremamente necessários", finaliza. 

Atualmente Apucarana soma 6.217 diagnósticos positivos sendo que 153 pessoas já morreram por complicações da Covid-19. 

continua após publicidade



continua após publicidade



Tags relacionadas: #Apucarana #COVID-19 #Máscara