MAIS LIDAS
VER TODOS

Saúde

Apucarana forma 7ª turma de Residência Multiprofissional

São 20 formandos, entre enfermeiros, psicólogos, profissionais de educação física, nutricionistas, dentistas, fisioterapeutas e assistentes sociais

Da Redação

·
Prefeito Junior da Femac discursa durante solenidade no Cine Fênix
Icone Camera Foto por Divulgação
Prefeito Junior da Femac discursa durante solenidade no Cine Fênix
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.01.2024, 18:23:10 Editado em 31.01.2024, 18:23:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Foi realizada na noite de terça-feira (30), no Cine Teatro Fênix, a formatura da 7ª turma do Programa de Residências Multiprofissionais da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (AMS). Vinte formandos, entre enfermeiros, psicólogos, profissionais de educação física, nutricionistas, dentistas, fisioterapeutas e assistentes sociais, receberam o certificado de pós-graduação depois de 2 anos atuando nos serviços da saúde pública do município.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Mutirão de Combate à Dengue entra do 3º dia na região da Vila Reis

Os formandos integram as 7ª turmas das Residências Multiprofissionais em “Atenção Básica/Saúde da Família”, em “Saúde Mental”, e “Enfermagem Obstétrica”. O prefeito Junior da Femac destaca o diferencial dos formandos fazerem uma pós-graduação 100% dentro do SUS e de uma Autarquia Municipal de Saúde. “Vocês atenderam no dia a dia as mais de 5 mil pessoas que buscam nossos serviços de saúde diariamente. Passaram por 2 anos nessa experiência profissional única. São admirados pela vitória que estão conquistando hoje e com certeza irão fazer a saúde pública acontecer de forma mais humanizada”, disse o prefeito.

continua após publicidade

A coordenadora da comissão de Residência Multiprofissional, Angélica Ferreira Domingues, parabenizou os formandos. “Os programas de residências movimentam positivamente os profissionais de saúde da rede pública, os cidadãos e as pessoas que utilizam o sistema de saúde. Nossos residentes saem prontos para atuar no SUS e em qualquer sistema de saúde”, afirma Angélica.

O coordenador da Residência Médica, Odarlone Orente, e superintendente da Atenção Básica em Saúde da AMS, enfatiza a importância dos residentes na prestação dos serviços da rede pública municipal. “Cada um dos residentes contribui significativamente dentro do objetivo de darmos o melhor para as pessoas que procuram nossas Unidades Básicas de Saúde”, avalia Odarlone.

Os programas de residências, de acordo com o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, são um orgulho para Autarquia Municipal de Saúde e para cidade. “É um programa que prepara profissionais já formados para atuar no SUS. A excelência do trabalho desenvolvido dentro das residências multiprofissionais e médica da AMS permitiu que o Ministério da Saúde ampliasse a partir deste ano o número de vagas ofertadas, passado de 27 para 48. Certamente uma grande conquista para saúde de nosso município”, comemora Bachiega.

A residência é uma especialização latu sensu que associa teoria e prática, portanto, estes profissionais se capacitam e prestam serviços em diversos pontos da rede pública de saúde da cidade (Unidades Básicas de Saúde, UPA, Hospital da Providência e Materno Infantil, em escolas, clínicas e em outros ambientes públicos). Desde a implantação em 2016, somando os formando de hoje, são 151 profissionais especializados em nosso município.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana forma 7ª turma de Residência Multiprofissional"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!