MAIS LIDAS
VER TODOS

Lei federal

Apucarana comemora nesta quarta-feira o Dia do Boné

Data comemorativa foi instituída em 2006 em reconhecimento ao registro da primeira empresa de bonés em Apucarana: a Faroli, em 1974

Da Redação

·
Para marcar o Dia do Boné, nesta quarta-feira, às 19h, no Cine Teatro Fênix haverá uma homenagem aos colaboradores que se destacaram no ano de 2023
Icone Camera Foto por Arquivo/TN
Para marcar o Dia do Boné, nesta quarta-feira, às 19h, no Cine Teatro Fênix haverá uma homenagem aos colaboradores que se destacaram no ano de 2023
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.01.2024, 17:21:37 Editado em 31.01.2024, 17:25:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Apucarana comemora nesta quarta-feira (31) o Dia do Boné. A data foi instituída em 2006, em reconhecimento ao registro da primeira empresa de bonés em Apucarana, a Faroli, em 1974.

continua após publicidade

Dos 80 anos de Apucarana, o setor de confecções se faz presente há 50 anos. São cinco décadas de história, que tornaram Apucarana a Capital Nacional do Boné, com título publicado na Lei 2.793/08.

-LEIA MAIS: Ayrton Senna tem papel de destaque na história do boné em Apucarana

continua após publicidade

Através dos trabalhos realizados pela Governança do Arranjo Produtivo Local de Bonés de Apucarana, o setor teve várias conquistas. Além dos ganhos de marketing e território como Capital do Boné, o arranjo conseguiu uma NCM própria para o Boné. Fora as várias inovações para o setor na modelagem, maquinários e aviamentos.

Jayme Leonel está à frente do APL desde 2004, quando começaram os trabalhos. “São 20 anos se reunindo com entidades parceiras, universidades e poder público, intermediando soluções em prol do setor. Evoluímos muito na qualidade dos nossos produtos. Hoje, Apucarana tem toda a cadeia têxtil do vestuário instalada aqui. Desde o tecido, aviamentos, embalagens e toda terceirização. Somos um setor bem desenvolvido com empresas certificadas e consolidadas”, destaca Leonel.

Para Elizabete Ardigo, presidente do Sivale, as ações do APL de Bonés, em conjunto com o sindicato, incentivam as empresas a serem mais competitivas. “Um exemplo foi na pandemia quando empresas que produziam apenas bonés, inovaram e produziram máscaras. Foi a solução para muitas delas não fecharem na época”, lembra Bete.

continua após publicidade

Recentemente, em pesquisa realizada pela Fiep-PR, Apucarana ficou em primeiro lugar em números de empregos formais gerados no estado. “Somos o maior polo industrial têxtil do Paraná. Isto é fruto de muito trabalho. Isso é um orgulho para nós Apucaranenses”, ressalta Bete.

Para marcar o Dia do Boné, nesta quarta-feira, às 19h, no Cine Teatro Fênix haverá uma homenagem aos colaboradores que se destacaram no ano de 2023. O evento será aberto ao público.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana comemora nesta quarta-feira o Dia do Boné"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!