MAIS LIDAS
VER TODOS

CASO ALEKSON

Após morte, Colégio Canale projeta palestras e reuniões com alunos

Direção do colégio cívico-militar fará trabalho junto aos estudantes e comunidade escolar após morte de estudante em briga

Da Redação

·
Estudante morto era do Colégio Cívico-Militar Padre José Canale, do Jardim Ponta Grossa
Icone Camera Foto por Fernando Klein
Estudante morto era do Colégio Cívico-Militar Padre José Canale, do Jardim Ponta Grossa
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.06.2022, 17:12:55 Editado em 22.06.2022, 17:19:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A direção do Colégio Cívico-Militar Padre José Canale, no Jardim Ponta Grossa, em Apucarana, pretende realizar uma série de ações junto à comunidade escolar na próxima semana após a morte do estudante Alekson Ricardo Kongeski, de 13 anos. O garoto morreu após uma briga nas proximidades da escola, após o fim das aulas, no início da noite de terça-feira (21).

continua após publicidade

O diretor do colégio, Roberto Carlos de Oliveira, mais conhecido como Canela, afirmou nesta quarta-feira (22) que a morte do estudante gerou comoção. Ele afirma que está aguardando a chegada da comissão de direitos humanos da Secretaria de Estado da Educação e Esportes (Seed-PR) para definir as estratégias que serão adotadas, mas afirma que serão realizadas palestras e reuniões com a comunidade escolar para debater o problema da violência e defender uma “cultura de paz”.

“O momento é muito triste para mim também, como diretor. A gente está no dia a dia das crianças, tentando ensinar que a violência não compensa”, diz Canela.

continua após publicidade

O diretor observa que a briga não ocorreu dentro da escola, mas, sim, após o horário de aulas a cerca de 250 metros do portão do colégio. As aulas do "Canale" terminam às 18h30. A sexta aula, na maioria dos dias, é reservada justamente para abordar temas cívicos e militares.

Segundo Canela, a escola já realiza um trabalho de combate à violência na rotina diária das atividades. “A gente passa de sala em sala falando sobre a não-violência. Temos uma psicóloga disponível toda terça-feira para conversar com os alunos, por exemplo”, observa.

Segundo ele, o colégio “é seguro”. “Não temos brigas dentro da escola. É algo que pode ser confirmado pela Patrulha Escolar. Foi algo que aconteceu fora do colégio, envolvendo alunos de outras escolas”, diz.

continua após publicidade

Ele afirma que será necessário um acompanhamento psicológico com os estudantes a partir da próxima semana, quando as aulas serão retomadas. A Seed-PR determinou a suspensão das atividades nesta semana, retornando as atividades na segunda-feira (27).

Segundo ele, não havia informações de conflito entre os estudantes. “Não ouvi nada, inclusive, o aluno que morreu era muito tranquilo. Quando acontecem (provocações ou ameaças de brigas), os próprios alunos avisam. Não foi o caso”, diz Canela. Ele admite, no entanto, que um dos alunos envolvidos tinha um histórico de problemas no ambiente escolar, mas que não havia indícios de que alguma movimentação diferente estivesse acontecendo.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Após morte, Colégio Canale projeta palestras e reuniões com alunos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!