MAIS LIDAS
VER TODOS

Disputa judicial

Ação de Lucas Leugi tenta tirar eleição de Eliana Rocha em Apucarana

Vereador entrou com denúncia apontando fraude na cota de gênero no partido Solidariedade, que elegeu a candidata; entenda

Da Redação

·
Três ações por fraude na cota de gênero tramitam na Justiça Eleitoral de Apucarana
Icone Camera Foto por TNOnline
Três ações por fraude na cota de gênero tramitam na Justiça Eleitoral de Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.11.2024, 10:58:57 Editado em 07.11.2024, 11:24:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma nova Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) foi protocolada nesta quarta-feira (6) na Justiça Eleitoral para contestar o resultado das eleições na Câmara de Apucarana. Desta vez, o vereador Lucas Leugi (PSD) apresentou denúncia de fraude na cota de gênero contra o Solidariedade (SD), pedindo a anulação dos votos de todos os candidatos a vereador do partido. O SD elegeu Eliana Rocha como vereadora, com 1.595 votos. É a terceira ação do tipo em Apucarana.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: PSD retira 1ª ação e apresenta nova para barrar eleição de Adan

A ação apresentada por Lucas Leugi, assinada pelos advogados Henrique Germando Delben e Gustavo Pedro Cilenti da Silva, aponta fraude na cota de gênero praticada por uma candidata do Solidariedade, que fez 43 votos nas eleições de 6 de outubro.

continua após publicidade

A denúncia aponta que a candidata assumiu a vaga após a renúncia de outra mulher, que desistiu da disputa. A denunciada não teria aberto conta eleitoral, “o que é requisito obrigatório para a candidatura”. Além disso, segundo a ação, a candidata também “não realizou atos de campanha, não fez pedidos de voto e, sobretudo, nem mesmo a própria família pediu votos para a candidata”.

“Consoante informações anexas, verificou-se que a candidata não fez, sequer, divulgação de sua candidatura em suas redes sociais. Não fez um único post em seu Facebook ou Instagram, mesmo informando os endereços à Justiça Eleitoral no RRC, o que mostra um claro intento de não realizar, de fato, atos de campanha (...)”, diz a denúncia.

A ação diz que o Solidariedade praticou fraude ao admitir uma candidatura feminina “unicamente para que a cota de gênero fosse atendida e, com isso, viabilizar que uma maior quantidade de candidatos homens pudesse concorrer”.

continua após publicidade

O vereador Lucas Leugi pede ao Judiciário a nulidade dos votos do Solidariedade, a cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) da legenda e a imposição da pena de inelegibilidade daqueles que praticaram ou anuíram com a conduta.



						
							Ação de Lucas Leugi tenta tirar eleição de Eliana Rocha em Apucarana
Foto por Reprodução redes sociais
Lucas Leugi contesta chapa do SD que elegeu Eliana Rocha

OUTRAS DUAS AÇÕES

continua após publicidade

São agora três ações do tipo na Justiça Eleitoral de Apucarana. A primeira foi protocolada pela Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PC do B e PV, que pediu a anulação dos votos de todos os candidatos a vereador do Podemos por fraude na cota de gênero em uma candidatura, que registrou apenas um voto. A medida visa garantir uma cadeira para o médico Odarlone Orente (PT), o mais votado com 2.407 votos, que ficou de fora da lista de eleitos porque o PT não atingiu o quociente eleitoral. Quem ficaria de fora seria Luiz Vilas Boas (PDT), que fez 1.388 votos e perderia a cadeira no Legislativo com o recálculo dos votos, caso a ação tenha sentença favorável.

A segunda ação é do PSD, também por fraude na cota de gênero. O partido denunciou duas candidaturas de mulheres, que fizeram 13 e 17 votos nas eleições de 6 de outubro. O DC elegeu o empresário Adan Lenharo, que fez 1.965 votos nas eleições de 6 de outubro. O beneficiado seria também o vereador Lucas Leugi, do PSD.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Ação de Lucas Leugi tenta tirar eleição de Eliana Rocha em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!