Ter um bom vinho a mesa para acompanhar uma deliciosa refeição é um hábito que atravessa gerações, principalmente pela satisfação que essa combinação oferece ao paladar. Contudo, precisa haver equilíbrio entre a bebida e a comida, para agregar valor aos sabores. Segundo o sommelier e wine educator, Wiliam Máximo, de Londrina, a maior preocupação é de que os elementos do prato não briguem com os elementos do vinho, para que assim a percepção na boca seja a mais equilibrada possível.
Para não errar o especialista aconselha respeitar a potência do prato com a potência do vinho. “Pratos mais leves tendem a combinar melhor com vinhos mais leves e pratos mais estruturados com vinhos mais estruturados”, explica.
Leia também
Especialistas ensinam como harmonizar queijos e vinhos
Entenda como a região onde a uva é cultivada influencia no sabor do vinho
De acordo com ele, os condimentos e a forma de cocção usada para preparar o prato irão determinar o seu peso. Assim uma carne cozida, por exemplo, terá sabores mais sutis do que uma carne grelhada na churrasqueira.
“Um clássico prato da região da Borgonha na França, o Bouef Bourguignon pede um vinho tinto mais leve como um Pinot Noir, já um Bife Ancho feito na churrasqueira pede um vinho tinto encorpado como um Malbec argentino barricado”, ensina.
Atenção redobrada com peixes e frutos do mar, pois esses tipos de carne têm forte presença de iodo e se consumidos com vinhos tintos tânicos podem deixar uma sensação de metalização na boca, um gosto realmente desagradável, destaca o Máximo.
“Mas harmonização também é experimentação e aqui estamos falando de gosto e este é pessoal. Vale então testar e experimentar diversas possibilidades, assim irá descobrir que algumas podem ser extremamente prazerosas e outras nem tanto”, observa.
Jantar do Country
Este ano a direção do Country Club de Apucarana decidiu retomar o tradicional jantar de queijos e vinhos. E o TNOnline convidou especialistas para te ajudar a entender um pouco mais sobre este universo gastronômico e aproveitar ainda mais o evento do Country.
Segundo a organização, esta será a melhor edição de todos os tempos. Neste ano, o evento contará com um cardápio de dar água na boca, com animação da Banda Inox.
Confira o menu.
Entradas
Estação de queijos, frios e antepastos. Para a noite toda
Queijos:
- Gruyer e gorgonzola.
- Queijo Estepe e Golda.
- Queijo brie com damasco e amêndoas.
- Queijo coalho grelhado com mel de cana.
- Queijo de bufala a capresse.
- Queijo bolinha e provolone na tina com azeitonas.
- Queijo parmesão.
- Queijo frescal com pimenta.
- Fund de queijo com pão Italiano.
- Charutinhos de queijo com rúcula.
- Tina com brusqueta, pão de queijo e crostatas.
- Disco gg com (salames, chester, copa e lombo canadense) decorado com frutas frescas.
- Presunto parma com figo.
- Carpaccio em balsamo de alcaparras.
- Croissant recheados.
- Barquetes de frango.
- Palmito, aspargo e alcachofra no vinagrete.
- Salada Italiana com bacalhau.
- Tina com uvas.
- Cerejas ao licor.
- Favos de mel
Prato quente:
2 tipos de Risoto
Sobremesa:
2 tipos de sobremesas
Alvorada:
Sopa de agnoline com crótons.
Ingresso: Segundo lote a R$ 175.
Clique aqui para comprar.
Deixe seu comentário sobre: "Sommelier indica harmonizações perfeitas entre pratos e vinhos"