Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Vinte e quatro pessoas foram atacadas por cobras neste ano, oito só em Apucarana

.

Até abril deste ano, 24 pessoas foram picadas por cobras na região, 8 somente em Apucarana. Os números, divulgados pela 16ª regional de Saúde estão quase alcançando o total de ataques registrado no ano passado, com 28 casos.

Além de Apucarana, ataques de serpentes foram registrados em Faxinal (5), Arapongas (3), Bom Sucesso (1), Califórnia (1), Jandaia do Sul (1), Marumbi (1), Novo Itacolomi (2), Rio Bom (1) e Sabáudia (1). 

Saiba como agir em caso de ataque de cobra
No último fim de semana, uma cobra urutu cruzeiro foi morta por moradores do Jardim Milani em Apucarana. Testemunhas disseram que a serpente tinha 1,60 m de comprimento e quase picou um homem. 

O caso gerou alerta na população, pois a urutu cruzeiro é uma cobra muito perigosa. O veneno dela é considerado um dos mais tóxicos entre todas as cobras encontradas em território brasileiro.

O Corpo de Bombeiros alerta que a população deve entrar em contato pelo 193 quando a cobra ou outros animais peçonhentos oferecerem risco, ou seja, em caso de invasão do quintal ou até mesmo da casa. Do contrário, a Polícia Ambiental deve ser acionada para fazer o recolhimento do animal.

Em caso de ataque, em hipótese alguma deve-se amarrar ou tentar sugar o veneno no local da picada, nem cortar, aplicar borra de café, fumo ou fazer qualquer outro tipo de intervenção sem orientação técnica. Tais procedimentos podem ocasionar contaminação, necrose, amputações e até mesmo a morte da vítima. Ele disse ainda, que nunca se deve dar bebidas contendo álcool. 

A vítima picada pelo animal peçonhento deve ser encaminhada para atendimento médico o mais rápido possível, pois quanto mais rápido o soro for ministrado, menor a chance do veneno provocar maiores danos e sequelas.

Qual é a cobra mais venenosa do mundo? E do Brasil?
A serpente que tem o veneno mais potente em todo o mundo é a taipan do interior (Oxyuranus microlepidotus), que praticamente só pode ser encontrada na Austrália. Ela é tão perigosa que uma só picada contém veneno suficiente para matar mais de 100 pessoas.

No Brasil, o ranking das peçonhentas é liderado pela coral-verdadeira (Micrurus sp.), uma parente distante da taipan. Ambas pertencem à família Elapidae, que conta com 240 espécies altamente venenosas em todo o planeta, exceto na Europa. 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber