Apucarana

Colégio Polivalente comemora 40 anos com várias atividades

Da Redação ·
Apresentação durante celebração dos 40 anos do Colégio Polivalente, em Apucarana:  história de tradição no ensino público - Foto: Divulgação
Apresentação durante celebração dos 40 anos do Colégio Polivalente, em Apucarana: história de tradição no ensino público - Foto: Divulgação

O Colégio Estadual Polivalente, situado na Rua Rosa Stábile, no Jardim Paulista, em Apucarana, está comemorando 40 anos de atividades. Professores lembram que inicialmente a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed) havia decidido que o estabelecimento de ensino público seria instalado em Cascavel, no Oeste do Estado, mas o prefeito à época, Luiz Antônio Biachi, através de gestões políticas, conseguiu reverter a decisão governamental e fazer com que o Polivalente viesse para Apucarana. 

continua após publicidade

Para marcar a data, a direção, corpo docente, funcionários e alunos realizam diversas atividades festivas, artísticas e educacionais hoje e nos próximos dias. "Amei trabalhar neste colégio; tempo muito bom e com maravilhosos amigos. Alunos interessados e responsáveis. Administração super organizada podia ter o luxo de lecionar no laboratório", lembra a professora Cidinha Viana da Cunha, em mensagem postada na rede social Facebook. 

"Aqui vai o meu carinho por essa escola maravilhosa e a gratidão por vocês meus mestres, que além de transmitir seus conhecimentos e suas experiências, dedicaram seu tempo em apoiar-nos nas dificuldades. Saudades!!!! Melhor equipe, melhor escola, melhores amigos!!", afirma  Claudia Oliveira Lopes na mesma rede social. 

continua após publicidade

HISTÓRICO
O Colégio Estadual Polivalente de Apucarana começou sua história educacional no dia 28 de outubro de 1976. Atendia ao ideal tecnista, regido pelos critérios de produtividade e competitividade. Foi construído através do Programa Premem (Programa de Extensão e Melhoria do Ensino) em parceria com MEC e SEED. Nasceu vocacionado à Educação Profissional sendo referência educacional para o trabalho juvenil. 

A unidade Pólo de Apucarana, assim denominado no ato da fundação, foi crescendo. Atualmente mantém Ensino Fundamental (5ª à 8ª série) e Ensino Médio. Possui uma infra-estrutura adequada, com uma ótima área de convivência, tendo quatro blocos de construção, sobre uma área de 20.000m² , com um amplo pátio aberto e bem arborizado. 

No conjunto de construções estão: 17 salas de aula, um laboratório de biologia, física e química, laboratório de informática, biblioteca, salão de eventos, salas de apoio pedagógico e uma quadra poliesportiva.

continua após publicidade

DIRETORES
O colégio teve como sua primeira diretora, a professora Rosa Maria de Oliveira (1977 a 1983), e na sequência, os demais diretores que a sucederam: Antônio J. M. Loyola ( 1984 e 1985), Therezinha Barduzzi de Sá (1986 e 1987), Valdir Vicenzi (1988 e 1989 – 1993 e 1995), Nadir Kohut (1990), Mirene Maria de Oliveira Aoki ( 1991 – 1992 ), Neuza Ribas (1996 e 1997), Rute Marquizete Buratto ( 1998 a 2008) e  Hélio Edmur da Silva, que está na direção do colégio desde 2009, juntamente com os diretores auxiliares: Edmar Kazuhiro Tasaca e Denizes Maria Gananssin.

1180 ALUNOS
Atualmente o colégio funciona em três turnos: matutino, vespertino e noturno, ofertando Ensino Fundamental (6º à 9º ano) e Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos), atendendo a uma demanda de 1180 alunos.

Colégio Polivalente comemora 40 anos com várias atividades fonte: Reprodução
continua após publicidade

Colégio Polivalente comemora 40 anos com várias atividades fonte: Reprodução


Colégio Polivalente comemora 40 anos com várias atividades fonte: Reprodução


Com informações das pedagogas, professores e direção do Colégio Polivalente