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Consultoria apresenta propostas para sistema viário de Apucarana

Gestores municipais, técnicos do setor, representantes de clubes de serviço, iniciativa privada e de diversas outras instituições da sociedade civil organizada acompanharam ontem (30/05) à tarde, no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, uma apresenta

Da Redação

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Consultoria apresenta propostas para o trânsito de Apucarana
Icone Camera Foto por Edson Denobi
Consultoria apresenta propostas para o trânsito de Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.05.2012, 14:53:00 Editado em 27.04.2020, 20:42:44
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Gestores municipais, técnicos do setor, representantes de clubes de serviço, iniciativa privada e de diversas outras instituições da sociedade civil organizada acompanharam ontem (30/05) à tarde, no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, uma apresentação de propostas para melhoria no trânsito da área central e de alguns pontos de maior conflito nas entradas e bairros. O levantamento técnico, que teve duração de cinco meses, foi feito e detalhado pela Gasini Projeto, Consultoria e Planejamento, empresa que tem sede em Maringá e foi contratada pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) por ser especializada em projetos de trânsito e sistema viário.

Segundo a Gerência Municipal de Trânsito, foram solicitadas propostas simples e com baixo custo de execução, com foco em propostas direcionadas à melhoria da fluidez na circulação viária, possibilitando alterações gradativas por parte do poder público municipal. “Tive acesso ao resultado deste estudo na semana passada e confesso que fui surpreendido. Imaginava que resolver certos problemas seriam simples, era só inverter uma mão ou outra, proibir estacionamento em certos locais. Mas cheguei a conclusão, e acredito que todos que acompanharam a apresentação aqui também, que tudo no trânsito deve ser feito dentro de estudos técnicos. Cidades que não usam este caminho, correm o risco de fazer grandes besteiras e ao invés de solucionar, acabam agravando problemas”, contextualizou João Carlos.

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Ele salientou que todas as propostas são viáveis. “Claro que não vamos fazer tudo de uma vez, mas vamos iniciar pelas que necessitam de menos investimentos e vão oferecer o maior e melhor impacto tanto para o motorista quanto para o pedestre, dando prioridade para as áreas de estrangulamento”, disse o prefeito.
A expositiva do estudo e das propostas foi feita pela engenharia civil Bárbara Andréia Marquesini, especialista em gerenciamento de vias pela Universidade de São Paulo (USP), com MBA em Trânsito e Transportes pela Planotran de São Paulo. “Parabenizo a Prefeitura de Apucarana pela iniciativa desta reunião. Nos vários trabalhos que já realizamos poucos foram os municípios que trouxeram a sociedade para discutir e entender o mínimo necessário o porquê das propostas serem deste ou daquele jeito”, disse Marquesini. Ela salientou que a grande reivindicação local é que o trânsito de Apucarana tenha maior fluidez. “Este não é só um problema de Apucarana. Todas as cidades de médio e grande porte hoje convivem com o crescimento da frota de veículo. Todo mundo quer fluidez, quer sair e chegar rapidamente ao destino, mas se dermos fluidez a todos os caminhos, vai começar a surgir o problema da segurança. O número de carros aumenta e não dá mais para alargar as vias, então o que tem que ser feito é promover alterações que achem o equilíbrio entre fluidez e segurança”, destacou a especialista que trabalhou por 9 anos na Secretaria de Transportes da Prefeitura de Maringá e desde 2008 atua com consultora na área de trânsito para órgãos públicos e empresas privadas.
PRINCIPAIS PROPOSTAS PARA O SISTEMA VIÁRIO
Estudo compreendeu
• Levantamento dos Tempos Semafóricos
• Definição de Pontos Críticos
• Avaliação do Sistema Viário Atual
• Proposta da Melhoria da Circulação
• AJUSTE DOS TEMPOS SEMAFÓRICOS
70 % dos semáforos necessitam de ajuste
Exemplo: Av. Brasil (acesso Afonso Camargo)
• Implantação de semáforo na Av. Roberto da Silveira x Av. Irati;
•Implantação de semáforo na Rua Bandeirantes x Rua Dr. Osvaldo Cruz
•Implantação de semáforo Rua Manoel G. Horta x R. Padre Severino Cerutti
•Retirada do semáforo da Av. Itararé
• ALTERAÇÃO REGIÃO DO FÓRUM
TERMINAL URBANO / CEMITÉRIO DA SAUDADE
Rua Bandeirantes x Rua Gastão Vidgal
Rua Manoel G. Horta
Rua Guarapuava
Rua Prof. Erasto Gaertner
FÓRUM
Cemitério da Saudade
Rua Miguel Simão
Rua Dr. Oswaldo Cruz
Rua Ítalo Ado Fontanini
CONSIDERAÇÕES SOBRE A REGIÃO FORUM
• Rua Bandeirantes sentido único da Rua Ouro Branco – Rua Guarapuava
• Rua Prof. Erasto Gaertner sentido único da Rua Guarapuava à Rua Corifeu Azevedo Marques
• Rua Prof. Erasto Gaertner sentido único da Rua Guarapuava à Rua Prof. Talita Bresolini
• Inversão do Sentido de direção da Rua Manoel G. Horta
• Rua Miguel Simeão sentido único desde a Rua Prof. Erasto Gaertner
• Proibição de estacionamento de um lado da rua Prof. Ítalo Ado Fontanini
• Travessa João Gurgel de Macedo em sentido único
•Implantação de semáforo na Rua Bandeirantes x Rua Dr. Osvaldo Cruz
• ALTERAÇÃO PROXIMIDADE DA IGREJA NOSSA SENHORA APARECIDA
Rua Dr. Oswaldo Cruz
Rua Talita Bressolin
Rua Nova Ukrania
Rua Nossa Senhora da Conceição
Rua Dr. Oswaldo Cruz
CONSIDERAÇÕES
• No cruzamento da Rua Dr. Osvaldo Cruz com a Rua Nova Ukrania e Rua Talita Bresolin há um grande conflito de tráfego principalmente nos horários de pico
• A Rua Nova Ukrania será operada em sentido único entre o cruzamento da Rua Dr. Osvaldo Cruz e Rua Nossa Senhora Conceição;
• A Rua Nossa Senhora Conceição terá sentido único entre a Rua Nova Ukrania e Rua Dr. Osvaldo Cruz;
ALTERAÇÃO AV. CURITIBA/RUA CARLOS SCHIMIDT X AV. PARANÁ e REGIAO DA RODOVIÁRIA
Av. Curitiba
Rua Carlos Schimidt
Av. Paraná
Rua Rio de Janeiro
Rua Firman Neto
Rua Artur Bernardes
Rua Santa Catarina
Rua Maranhão
Rua Rio Grande do Sul
Rotatória
CONSIDERAÇÕES
• Implantação de uma rotatória no cruzamento da Av. Curitiba/Av. Carlos Schimidt x Av. Paraná x Rua Rio de Janeiro com alteração do acesso ao Supermercados Cidade Canção, sendo que a entrada e saída de veículos deverão ser feitos pela Rua Arthur Bernardes;
• Retirada do semáforo da Av. Curitiba x Travessa do Gera
• Rua Firman Neto sentido Único da Rua Padre Severino Cerutti até a Rua Santa Catarina, possibilitando a retirada de um tempo semafórico no cruzamento da Av. Minas Gerais
• Rua Carlos Schimidt sentido único da Rua Santa Catarina à Rotatória a ser implantada, possibilitando a conversão à esquerda na Av. Minas Gerais para a Rua Carlos Schimidt sendo um novo acesso ao centro;
CONSIDERAÇÕES
• Rua Maranhão em sentido único de circulação, melhorando o acesso dos ônibus ao terminal rodoviário
• O Fluxo proveniente do Jardim America será realizado utilizando o viaduto, com conversão obrigatória na Rua Santa Catarina, com acesso a região central pela Rua Carlos Schimidt
• Acesso Rua Padre Severino Cerutti x Rua Pedro Álvares Cabral / Rua Ouro Branco
Proposta 01
Rua Padre Severino Cerutti
Rua Ouro Branco
Rua Pedro A. Cabral
Rua Bandeirantes
Rua Ponta Grossa
CONSIDERAÇÕES
• Fluxo da Rua Padre Severino Cerutti é equivalente nos dois sentidos na hora pico;
• Rua Padre Severino Cerutti sentido único centro – Av. Minas Gerais
• Fluxo contrário poderá ser realizado pela Rua Pedro Álvares Cabral e Rua Ouro Branco que continuara em duplo sentido de circulação com eliminação de estacionamento de um lado
• Alteração no sentido de circulação da praça localizada no cruzamento da Rua Arthur Bernardes x Rua Padre Severino Cerutti
• Acesso Rua Padre Severino Cerutti x Rua Pedro Álvares Cabral / Rua Ouro Branco
Proposta 02
Rua Padre Severino Cerutti
Rua Ouro Branco
Rua Pedro A. Cabral
Rua Bandeirantes
Rua Ponta Grossa
CONSIDERAÇÕES
• Com a “acomodação” do fluxo da Rua Padre Severino Cerutti, o fluxo contrário poderá ser realizado pela Rua Pedro Álvares Cabral e Rua Ouro Branco em sentido único de circulação;
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Pode-se destacar ainda:
• Proibição de estacionamento em um dos lados da Rua Des. Clotário Portugal;
• Implantação de Rotatória na Av. Brasil x Rua Manoel Pereira (Afonso Camargo);
• Proibição de estacionamento em um dos lados da Rua Cel. Luiz dos Santos
• Proibição estacionamento em um dos lados da Rua Nagib Daher após avaliação da implantação de sentido único da Rua Bandeirantes e alteração da programação semafórica

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