A pré-candidata do PT, Jane Reis, conversou neste final de semana com a senadora Gleisi Hoffmann, que garantiu a Jane, em caso de vitória, a Guarda Civil Municipal armada. Gleisi conseguirá recursos para compra de armas, mais motos e para aumentar o número de guardas. Jane também quer criar o circuito das escolas para Guarda Civil Municipal.
Vereadores
O grupo de Beto Preto deve lançar quatro chapas de vereadores, cerca de 48 candidatos. Já a coligação de Júnior da Femac deve ter 3 grupos com 36 candidatos. O PT de Jane Reis estima duas chapas e cerca de 24 candidatos. Rodolfo Mota deve ter duas chapas com 24 candidatos. Ao todo, portanto, serão cerca de 130 candidatos a vereador para 11 vagas na Câmara. São 11 candidatos por vaga, um verdadeiro vestibular.
Datas importantes
Dia 6 de abril os candidatos terão que estar nos partidos que disputarão as eleições. Em 6 de agosto, com fim das convenções, começa a campanha eleitoral. Em 6 de outubro, dia da eleição, a população vai às urnas. É dia de eleger o novo prefeito, vice prefeito e os onze vereadores. Tudo novo para o dia primeiro de janeiro de 2025.
Educação e saúde
Dois desafios para o novo prefeito. Primeiro, abrir as caixas pretas dessas secretarias e colocar em ordem. Será um grande desafio. Foram muitos anos com o mesmo comando, com chefias cansadas. E o segundo desafio: ter coragem para mandar embora esse pessoal que está no comando.
Aviso
Apesar do fundo eleitoral somar 4,9 bilhões de reais dificilmente os candidatos a vereador verão a cor do dinheiro. Funciona assim: os diretórios dos partidos recebem o dinheiro e repassam para os diretórios municipais, que usam o recurso para campanha do prefeito e dos vereadores pagando produção de TV e rádio, anúncios nas redes, gráficas, anúncios em jornais e eventos. Mas dificilmente o dinheiro passará em espécie para os vereadores.