A ideia de ampliar o número de vagas na Câmara vem sendo tratada a sete chaves nos bastidores dos dois poderes. Os vereadores atuais querem, afinal, aumentar em muito as chances de vitória na reeleição. Hoje, dos 11 vereadores, apenas 3 ou 4 serão reeleitos. Se aumentar para dezenove, devem voltar 8 ou 9. Legislar em causa própria.
Gastos
Aumentar de onze para dezenove vereadores é um gasto desnecessário. A brincadeira deve custar mais R$ 300 mil por mês. O dinheiro repassado da prefeitura para Câmara não seria suficiente. E a pergunta que fica é: para que 19 vereadores?
Espaço
Fica a pergunta, onde colocar 8 novos vereadores? A Câmara Municipal de Apucarana tem o gabinete da presidência e 10 gabinetes/ovo, onde cabe o vereador e um assessor. Caso seja aprovado o projeto para 19 vereadores, a Câmara deve fazer um revezamento: segunda, quarta e sexta, a metade, e terça e quinta a outra metade de vereadores. E o povo? Paga a conta.
Partidos
Os partidos políticos que querem disputar a prefeitura terão que formar chapas fortes de candidatos a vereador. Cada partido pode lançar 9 homens e 3 mulheres. Um candidato a prefeito, para ter chances de eleição, irá precisar de três a quatro partidos, para ajudar puxar votos.
Eleições no Brasil
Nos 5.568 municípios brasileiros, espera-se mais de 600 mil candidatos disputando a eleição. Em 2020, 517 mil participaram da eleição. Uma verdadeira festa, paga com dinheiro público.