eleições 2024

Coluna da Tribuna: Pardal popular na região

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia Coluna da Tribuna: Pardal popular na região
fonte: Agência Brasil
continua após publicidade

‘Termômetro’ de como andam as disputas eleitorais, o aplicativo Pardal 2024 – disponibilizado pela Justiça Eleitoral - se popularizou na região nesse pleito. Até a tarde desta quinta-feira, 311 denúncias foram apresentadas. Metade, totalizando 157 registros, é relativa ao município de Apucarana. Faxinal e São João do Ivaí também registraram um volume grande de informações de irregularidades: 30 em cada município. O aplicativo, como se sabe, abre espaço para vários tipos de denúncia – de propaganda irregular a compra de votos – o que não quer dizer, necessariamente, que o que entra ali seja de fato crime, até porque as denúncias são anônimas. A saber, até em Lunardelli, onde apenas um candidato disputa a Prefeitura, o aplicativo recebeu denúncias: duas.

Reunião de amigos

continua após publicidade

No último fim de semana, um grande grupo de familiares e amigos se reuniu em uma chácara da cidade de Apucarana e, como não poderia deixar de ser, em determinado momento, o assunto eleição entrou em pauta. Resolveram então fazer uma enquete para medir a pressão eleitoral de cada um dos presentes. Dos quatro candidatos a prefeito da cidade, apenas um foi citado como o de preferência. Praticamente unânime, porque todos que declinaram seu voto só escolheram um único candidato. Segundo um dos presentes, os outros três demais candidatos sequer foram lembrados. Resta saber se é isso mesmo que as urnas vão retratar neste domingo em Apucarana.

Apoios ajudam?

A depender do resultado da eleição de prefeito de Apucarana, uma pergunta vai ficar no ar: até que ponto o apoio ou transferência de votos tem influência junto ao eleitor? É inegável que as duas principais lideranças políticas de Apucarana na atualidade, deputado federal Beto Preto (PSD) e o prefeito Junior da Femac (MDB), estão fazendo das tripas coração para tentar eleger seus candidatos, respectivamente Paulo Vital (PL) e Recife (MDB). Pode até ser que um deles consiga seu intento, vai depender do que as urnas vão revelar domingo. A transferência de voto reflete muito o momento político em que a eleição é realizada e a popularidade do candidato apoiado. Em eleições passadas até funcionou bem.

continua após publicidade

Ganhar perdendo

Em eleição tem quem perde ganhando e quem ganha perdendo, ou seja, quem cria muita expectativa sobre o candidato para o qual trabalhou e imagina ter influência na administração, a decepção vai ter o efeito de um soco bem dado no estômago. Já quem espera pouco do eleito e, portanto, não cria nenhuma expectativa, o resultado pode ser bem diferente. O prefeito eleito, seja qual for e de que cidade for, não admite ser tutelado por ninguém e a primeira providência é justamente mostrar independência, o que é salutar. Afinal, um prefeito que chega ao cargo sob tutela de alguém que se julga muito credor pela ajuda disponibilizada por algum tempo, tem tudo para cometer erros e ficar sujeito a denúncias.

Ex na disputa

continua após publicidade

Em muitos municípios do Vale do Ivaí, ex-prefeitos estão na disputa pela Prefeitura de sua respectiva cidade, para tentar retornar ao cargo. Muitos deles contra atuais mandatários que outrora foram aliados políticos. As cidades onde os ex-prefeitos querem voltar são: Faxinal, Ivaiporã, São João do Ivaí, Jandaia do Sul, Kaloré,Sabáudia, Marilândia do Sul, Borrazópolis, Grandes Rios, Arapuã, Cruzmaltina, Novo Itacolomi e Lidianópolis. Em vários municípios a disputa é com o atual prefeito e, em outros, com candidatos apoiados pelos atuais alcaides. Na maioria deles, a disputa é bem acirrada. Dos atuais prefeitos que estão deixando o cargo, alguns pensam em seguir carreira, candidatando-se a deputado estadual, como é o caso da Aquiles Takeda, de Marilândia do Sul, e Ylson Álvaro Cantagallo, o Gallo, de Faxinal.

VAPT-VUPT

continua após publicidade

BERTOLI O empresário apucaranense Luís Bertoli tem arregaçado as mangas para trabalhar e muito pela reeleição de seu irmão Mauro Bertoli (DC), que disputa um sétimo mandado de vereador. E o Luís se diz muito animado com a campanha.

TRÂNSITO Depois de chefiar a 15ª Ciretran de Apucarana por quase doze anos, Fernando Garcia se lançou candidato a vereador pelo PSD a pedido do deputado federal Beto Preto. E nestes últimos dias de campanha, Fernando tem andado muito.

MAIORIA Os candidatos a vereador de partidos que apoiam o candidato a prefeito de Apucarana Rodrigo Recife (MDB) acreditam que podem ser maioria na próxima legislatura. Pelas contas deles, devem eleger seis edis. A conferir domingo.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Tags relacionadas: #coluna da tribuna