A partir de hoje, os candidatos a cargos eletivos nas eleições municipais podem distribuir material de campanha e pedir votos. Em Apucarana, os candidatos a prefeito terão um início de campanha discreto, sem muita pirotecnia. Rodolfo Mota, do União Brasil, informou que a equipe está preparando um adesivaço para colocar a campanha na rua, ainda sem data marcada. A assessoria de Jane do Reis (PT) informou que a candidata também não tem nenhum evento público marcado. Já Paulo Vital, do PL, vai começar a pedir votos cedo, em visitas a fábricas. À tarde ele grava para as redes sociais e tem reuniões eleitorais à noite. O candidato do MDB, Rodrigo Recife, também não marcou eventos públicos hoje, mas tem planos para sábado. “Nosso primeiro ato maior de campanha vai acontecer no sábado pela manhã na Acea”, disse. Será um adesivaço com o time de vereadores da chapa.
Milani promove adesivaço
Em Arapongas, o vice-prefeito e candidato a prefeito Jair Milani (PL) vai dar início à campanha eleitoral na noite desta sexta-feira (16). Milani e seu vice Guto Grassano (Avante) estão promovendo o lançamento oficial da campanha com um adesivaço e uma reunião política a partir das 19h30. Podemos, MDB e PMN estão na coligação de Milani, que tem 80 candidatos a vereador, que também engrossam o evento que vem sendo divulgado nas redes sociais de Milani. Rafael Cita (PSD), que também disputa a prefeitura de Arapongas, não divulgou ontem agenda. Ele retornaria na noite de ontem de compromissos em Brasília.
Projetos em destaque
A Comissão Julgadora do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) divulgou anteontem as iniciativas que serão premiadas na 12ª edição do prêmio. Foram avaliados 186 projetos de 62 municípios, dos quais 38 vão participar da premiação. Novamente os municípios de Ivaiporã e Apucarana são destaque. Em Apucarana, foi selecionado o projeto Formando Agentes Mirins, que leva educação fiscal para as escolas. De Ivaiporã, dois programas foram reconhecidos, o Ampare, que oferta apoio a familiares de autistas, e o Estudante Exemplar, que incentiva os adolescentes a melhorar as notas e oferece estágios remunerados para os melhores colocados.
Elas na disputa em Marumbi
A disputa eleitoral em Marumbi é a única da região onde as mulheres são maioria nas eleições majoritárias. Das três candidaturas à prefeitura, duas são encabeçadas por mulheres. São candidatas a atual vice-prefeita Elaine Ferreira (PL), que tem como vice Rodolfo Rosina (PSD), e a ex-servidora Elza Mangolim (União), que disputa sua primeira eleição tendo como vice Mauro da Treviso (Agir). Completa o quadro o servidor Adilson Baragão (PP), o Chilim, que já disputou eleições para cargo de vereador. Seu vice é Zezinho Português (PSB). No pleito de 2020, apenas dois candidatos disputaram a prefeitura de Marumbi.