Direitos do paciente renal crônico: saiba o que a lei determina

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia Direitos do paciente renal crônico: saiba o que a lei determina
fonte: Pixabay

Nesta última semana, no dia 14 de março, foi celebrado o Dia Mundial do Rim. Essa data foi idealizada pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN), sendo comemorada toda segunda quinta-feira do mês de março, e foi instituída com o objetivo de informar a população sobre as doenças renais, especialmente a importância dos cuidados preventivos e do diagnóstico precoce, bem como a incorporação de práticas saudáveis. 

continua após publicidade

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, estima-se que no Brasil mais de dez milhões de pessoas tenham a doença. Desses, 90 mil estão em diálise (que é um processo de estímulo artificial da função dos rins, geralmente quando os órgãos tem 10% de funcionamento), número que cresceu mais de 100% nos últimos dez anos.

Diversos fatores podem levar à insuficiência renal crônica, como a diabetes, a hipertensão arterial sistêmica, a obesidade, doenças cardiovasculares e tabagismo, sendo importante acompanhamento médico.

continua após publicidade

E hoje vamos tratar dos direitos dos pacientes com doença renal crônica, dentre os quais podemos destacar:

- Direito à saúde: os pacientes renais crônicos são amparados com o direito à assistência integral à saúde, de forma gratuita, sendo que as sessões de diálise e hemodiálise são ofertadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Caso não exista o tratamento na cidade em que o paciente reside, ele tem direito a ser transportado gratuitamente até o município mais próximo para realizar o tratamento.

- Direito à medicação gratuita: Todas as pessoas que fazem tratamento para doença renal no SUS podem ter acesso aos remédios de forma gratuita, sendo necessário comprovar, por meio de laudo médico, a realização do tratamento. 

continua após publicidade

- Direito à isenção de Imposto de Renda: A solicitação deve ser feita junto ao órgão que paga a aposentadoria (INSS, Prefeitura, Estado, entre outros) do paciente;

- saque do FGTS e do PIS PASEP: apesar de não estar expressamente previsto em lei esse benefício, ele já vem sendo concedido pelo Poder Judiciário sendo necessário nesse caso o ajuizamento de ação judicial:

- beneficio previdenciário: de acordo com a situação do paciente perante o INSS, bem como o grau de incapacitação da doença, pode ser concedido o auxilio doença, a aposentadoria por invalidez ou o BPC (beneficio de prestação continuada);

continua após publicidade

- quitação do financiamento imobiliário: é necessário verificar se o contrato tem cláusula indicando a quitação no caso de doença.

- passe livre interestadual: a Lei Federal n. 8899/94 e seu Decreto 3691/2000, garante a gratuidade dos transportes coletivos interestaduais (entre Estados) aos doentes renais crônicos, comprovadamente carentes.

continua após publicidade

- passe livre dentro do Paraná: previsto pela Lei Estadual n. 18.419/2015, devendo ser feito pedido ao Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência para análise;

- passe livre municipal: depende da legislação de cada município.

Assim, destacamos a importância do correto acompanhamento e tratamento médico para que se possa ter uma boa qualidade vida.

E, no aspecto jurídico, para esclarecimentos sobre esses ou outros direitos, consulte sempre uma advogada ou advogado de confiança.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Tags relacionadas: #Elaine Caliman